Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58130
AVALIAÇÃO PÓS OCUPAÇÃO ACÚSTICA: UM INSTRUMENTO DE APOIO AO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL NA CIRCUNVIZINHANÇA DE PEQUENOS AEROPORTOS
Macedo, Marta Ribeiro Valle | Date Issued:
2004
Author
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Coordenação Geral de Gestão de Pessoas. Coordenação de Saúde do Trabalhador. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente trabalho apresenta uma metodologia de avaliação do ambiente sonoro de áreas urbanas situadas na circunvizinhança de aeroportos, baseada em uma abordagem sistêmica e na Avaliação Pós Ocupação Acústica, a qual é utilizada como uma ferramenta que permite diagnosticar o ambiente sonoro no entorno de aeroportos, considerando-o um sistema ambiental de grande complexidade. A metodologia apresentada objetiva auxiliar na implementação da Abordagem Equilibrada aprovada pela “Assembly Resolution A33-7”, realizada pela OACI (Organização Internacional de Aviação Civil), em 2001. A Teoria de Sistemas Nebulosos é utilizada na criação de um modelo que tem como entrada os dados resultantes da APO e como saída um indicador da qualidade ambiental sonora do sistema em avaliação. Este procedimento se justifica devido a sua grande habilidade em lidar com variáveis subjetivas e com sistemas de grande complexidade. Como exemplo, a metodologia proposta foi aplicada à área em torno do Aeroporto de Jacarepaguá, um pequeno aeroporto situado no Rio de Janeiro, cuja possibilidade de ampliação vem sendo discutida.
Abstract
This paper presents a methodology of assessment of acoustical quality of urban areas located around airports based on a systemic approach and on Post-Occupancy Evaluation(Acoustical POE), which is used as a tool to diagnose the acoustical environment around airports regarding it is a complex environmental system. The methodology presented has as goal to aid the implementation of “balanced approach” approved by Assembly Resolution A33-7”, accomplished by ICAO (International Civil Aviation Organization), 2001. On this thesis the fuzzy models are utilized to design a model which input is the resultant data of POE and the output is an indicator of acoustical environment quality of the evaluated system. This procedure is justified due to the great capability that the fuzzy models present to deal with objective and subjective variables and with complex systems. For instance, the proposed methodology has been applied to study the vicinity area to Jacarepaguá Airport, a small airport placed in Rio de Janeiro which enlargement is being debated.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este trabajo presenta una metodología para evaluar el ambiente sonoro de áreas urbanas ubicadas en las inmediaciones de los aeropuertos, en base a un enfoque sistémico y en la Evaluación de Ocupación Post Acústica, que se utiliza como una herramienta que permite diagnosticar el entorno sonoro en los aeropuertos, considerándolo un sistema ambiental de gran complejidad. La metodología presentada tiene como objetivo ayudar en la implementación del Enfoque. Balanceado aprobado por “Resolución de Asamblea A33-7”, realizado por OACI (Organización de Aviación Civil Internacional) en 2001. La Teoría de los Sistemas Difusos se utiliza en la creación de un modelo que tiene como entrada los datos resultantes del APO y como salida un indicador de calidad ambiente sano del sistema bajo evaluación. Este procedimiento se justifica por su gran capacidad para tratar con variables subjetivas y con grandes sistemas complejidad. A modo de ejemplo, la metodología propuesta se aplicó al área alrededor de la Aeropuerto de Jacarepaguá, un pequeño aeropuerto ubicado en Río de Janeiro, cuyo Se discute posibilidad de ampliación.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractfr
Ce travail présente une méthodologie d'évaluation de l'environnement sonore des zones urbaines situées à proximité des aéroports, sur la base d'un approche systémique et dans le Post Acoustic Occupancy Assessment, qui est utilisé comme un outil qui permet de diagnostiquer l'environnement sonore autour des aéroports, le considérant comme un système environnemental d'une grande complexité. La méthodologie présentée vise à aider à la mise en œuvre de l'Approche Équilibré approuvé par la "Résolution de l'Assemblée A33-7", effectuée par l'OACI (Organisation de l'aviation civile internationale) en 2001. La théorie des systèmes flous est utilisée dans la création d'un modèle qui a en entrée les données issues de l'APO et en sortie un indicateur de qualité environnement sonore du système évalué. Cette procédure est justifiée en raison de son grande capacité à traiter les variables subjectives et les grands systèmes complexité. A titre d'exemple, la méthodologie proposée a été appliquée à la zone autour de la L'aéroport de Jacarepaguá, un petit aéroport situé à Rio de Janeiro, dont possibilité d'agrandissement est en cours de discussion.
Share