Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58130
AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO ACÚSTICA: UM INSTRUMENTO DE APOIO AO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL NA CIRCUNVIZINHANÇA DE PEQUENOS AEROPORTOS
Macedo, Marta Ribeiro Valle | Date Issued:
20 dez. 2004
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação Geral de Gestão de Pessoas, Coordenação de Saúde do Trabalhador
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Abstract in Portuguese
O presente trabalho apresenta uma metodologia de avaliação do ambiente sonoro
de áreas urbanas situadas na circunvizinhança de aeroportos, baseada em uma
abordagem sistêmica e na Avaliação Pós Ocupação Acústica, a qual é utilizada como
uma ferramenta que permite diagnosticar o ambiente sonoro no entorno de aeroportos,
considerando-o um sistema ambiental de grande complexidade.
A metodologia apresentada objetiva auxiliar na implementação da Abordagem
Equilibrada aprovada pela “Assembly Resolution A33-7”, realizada pela OACI
(Organização Internacional de Aviação Civil), em 2001.
A Teoria de Sistemas Nebulosos é utilizada na criação de um modelo que tem
como entrada os dados resultantes da APO e como saída um indicador da qualidade
ambiental sonora do sistema em avaliação. Este procedimento se justifica devido a sua
grande habilidade em lidar com variáveis subjetivas e com sistemas de grande
complexidade.
Como exemplo, a metodologia proposta foi aplicada à área em torno do
Aeroporto de Jacarepaguá, um pequeno aeroporto situado no Rio de Janeiro, cuja
possibilidade de ampliação vem sendo discutida.
Abstract
This paper presents a methodology of assessment of acoustical quality of urban
areas located around airports based on a systemic approach and on Post-Occupancy
Evaluation(Acoustical POE), which is used as a tool to diagnose the acoustical
environment around airports regarding it is a complex environmental system.
The methodology presented has as goal to aid the implementation of “balanced
approach” approved by Assembly Resolution A33-7”, accomplished by ICAO
(International Civil Aviation Organization), 2001.
On this thesis the fuzzy models are utilized to design a model which input is the
resultant data of POE and the output is an indicator of acoustical environment quality of
the evaluated system. This procedure is justified due to the great capability that the
fuzzy models present to deal with objective and subjective variables and with complex
systems.
For instance, the proposed methodology has been applied to study the vicinity
area to Jacarepaguá Airport, a small airport placed in Rio de Janeiro which enlargement
is being debated.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este trabajo presenta una metodología para evaluar el ambiente sonoro
de áreas urbanas ubicadas en las inmediaciones de los aeropuertos, en base a un
enfoque sistémico y en la Evaluación de Ocupación Post Acústica, que se utiliza como
una herramienta que permite diagnosticar el entorno sonoro en los aeropuertos,
considerándolo un sistema ambiental de gran complejidad.
La metodología presentada tiene como objetivo ayudar en la implementación del Enfoque.
Balanceado aprobado por “Resolución de Asamblea A33-7”, realizado por OACI
(Organización de Aviación Civil Internacional) en 2001.
La Teoría de los Sistemas Difusos se utiliza en la creación de un modelo que tiene
como entrada los datos resultantes del APO y como salida un indicador de calidad
ambiente sano del sistema bajo evaluación. Este procedimiento se justifica por su
gran capacidad para tratar con variables subjetivas y con grandes sistemas
complejidad.
A modo de ejemplo, la metodología propuesta se aplicó al área alrededor de la
Aeropuerto de Jacarepaguá, un pequeño aeropuerto ubicado en Río de Janeiro, cuyo
Se discute posibilidad de ampliación.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractfr
Ce travail présente une méthodologie d'évaluation de l'environnement sonore
des zones urbaines situées à proximité des aéroports, sur la base d'un
approche systémique et dans le Post Acoustic Occupancy Assessment, qui est utilisé comme
un outil qui permet de diagnostiquer l'environnement sonore autour des aéroports,
le considérant comme un système environnemental d'une grande complexité.
La méthodologie présentée vise à aider à la mise en œuvre de l'Approche
Équilibré approuvé par la "Résolution de l'Assemblée A33-7", effectuée par l'OACI
(Organisation de l'aviation civile internationale) en 2001.
La théorie des systèmes flous est utilisée dans la création d'un modèle qui a
en entrée les données issues de l'APO et en sortie un indicateur de qualité
environnement sonore du système évalué. Cette procédure est justifiée en raison de son
grande capacité à traiter les variables subjectives et les grands systèmes
complexité.
A titre d'exemple, la méthodologie proposée a été appliquée à la zone autour de la
L'aéroport de Jacarepaguá, un petit aéroport situé à Rio de Janeiro, dont
possibilité d'agrandissement est en cours de discussion.
Share