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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58213
DIVERSIDADE EPISTEMOLÓGICA E PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EM TERRITÓRIOS: ARTESANATOS PEDAGÓGICOS COM A EDUCAÇÃO POPULAR E A ECOLOGIA DE SABERES
Souza, Maria do Socorro de | Date Issued:
2021
Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho tem por objetivo analisar em que medida experiências de formação em saúde
coletiva tem possibilitado a diversidade de proposições epistemológicas e pedagógicas
orientadas a atender às necessidades de um determinado território. Como fundamentos, parte
da base constitutiva da Saúde Coletiva e do diálogo com outros referenciais que nascem de
realidades sociais periféricas, como as teorias Miltonianas, a Educação Popular e as
epistemologias do Sul. Como realidade empírica, parte da experiência de dois cursos, no
formato lato sensu e latíssimo, desenvolvidos pela Escola de Governo Fiocruz Brasília, no
Distrito Federal e no Semiárido do Piauí. Como caminho investigativo, baseia-se em métodos
não-extrativistas, como a análise compreensiva e a pesquisa participante, buscando
compreender a finalidade, o sentido e os resultados das ações formativas através do trabalho
coletivo e do diálogo com os sujeitos das experiências. Analisa a matriz curricular, a
estratégia e o itinerário formativo, a diversidade de sujeitos, as especificidades dos territórios,
as metodologias crítico-emancipatórias e a produção de conhecimento pelos educandos. Além
da leitura de documentos e análise de dados secundários, foram realizadas entrevistas
semiestruturadas com educandos e educadores das duas experiências. Dentre os resultados, o
estudo mostra como diferentes estratégias educativas em Saúde Coletiva, em diálogo com
outros saberes e outras práticas em saúde, e com apoio de novas matrizes pedagógicas, podem
contribuir para a formação de trabalhadores da saúde e outros agentes públicos e atores
sociais comprometidos com a construção do SUS e as necessidades de saúde de um
determinado território. Conclui-se que é possível, a partir do trabalho político-pedagógico em
territórios e junto às classes populares, reinventar o trabalho pedagógico-político nas
instituições de ensino e pesquisa, contribuindo com subsídios para construção de novos
projetos educativos no campo da saúde.
Abstract
This academic research has the goal to analyze how much the Colective Healthcare formation
experiences has enabled the diversity of epistemological and pedagogical propositions
orientated to meet the necessities of a determined territory. As fundaments part of the
Colective Healthcare constitutive base, and of the dialogue with other points of view that
come from poor social realities such as the Miltonian theories, the Popular Education and the
Epistemologies of the South. As an empirical reality, part of the two courses experienced in
the lato sensu format, developed by the "Escola de Governo Fiocruz Brasília" in the Federal
District and in the Piauí semiarid. As an investigative path, it bases itself in non-extractivist
methods as the commented analysis and the participant research looking to understand the
goal, the meaning and the results of the formative actions through the colective work and the
dialogue with the experienced subjects. Analyzes the curriculum, the strategy and the
formative itinerary, the subjects diversity, the terriories specificities, the critical-emancipatory
methodologies and the knowledge production by the students. Beyond the paper's reading and
the secondary data analysis, it was made semi-structured interviews with the students and
educators from both experiences. Within the results the study shows how different Colective
Healthcare educational strategies, in contact with other knowledge and healthcare practices,
and with the support of new pedagogical matrices they can contribute to the formation of
health workers and other public and social agents compromised with the SUS and health
needs from a determined territory. It concludes that it's possible, from the political-pedagogic
al work in territories and with the lower classes, to reinvent the pedagogical-political work in
the educational and research institutions, contributing alongside the subsidies to the new
pedagogical projects in the healthcare field.
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