Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58933
Type
Papers presented at eventsCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL: MUDANÇAS NOS SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS ESPECIALIZADOS ENTRE 2014 E 2018
Author
Affilliation
Sem afiliação.
Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Ciências da Saúde. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal do Maranhão. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Pública. São Luís, MA, Brasil.
Universidade Federal do Maranhão. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Pública. São Luís, MA, Brasil.
Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Ciências da Saúde. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal do Maranhão. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Pública. São Luís, MA, Brasil.
Universidade Federal do Maranhão. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Pública. São Luís, MA, Brasil.
Abstract in Portuguese
Desigualdades na saúde bucal são um grande problema entre as pessoas com
deficiência (PcD). PcD possuem uma maior prevalência de cárie, doença
periodontal e má oclusão que a população em geral, porém menor acesso aos
serviços odontológicos e, consequentemente, maior necessidade não atendida
de tratamento odontológico. A Política Nacional de Saúde para Pessoas com
Deficiência, amparada por diversas leis, garante os direitos das PcD em vários
setores, inclusive no atendimento odontológico, que deve ser realizado no
âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) e, quando não for possível, nos
Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). A fim de prestar o cuidado
adequado e melhorar acesso ao atendimento odontológico, dados recentes e
concretos são de extrema importância. Portanto, o objetivo deste estudo foi
identificar e caracterizar mudanças no perfil do paciente e na oferta de serviços
odontológicos às PcD nos CEO entre o 1º e o 2º ciclos do Programa Nacionalde Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades
Odontológicas (PMAQ-CEO) no território brasileiro. Foi desenvolvido um
estudo ecológico, longitudinal, de abrangência nacional, cujas unidades de
análise foram os CEO. Foram incluídos todos os CEO que participaram dos
dois ciclos do PMAQ-CEO e possuíam completude dos dados sobre o perfil do
paciente, estrutura e processo de trabalho relacionado ao atendimento às PcD.
As variáveis acerca do perfil do paciente, estrutura e processo de trabalho
foram obtidas a partir dos bancos de dados da avaliação externa do 1º (2014) e
2º (2018) ciclos do PMAQ-CEO. Para o teste de hipóteses foi utilizado o teste
qui-quadrado convencional. O nível de significância adotado foi de 5%. Não
houve mudança no perfil dos pacientes atendidos nos CEO (p > 0,05). Acerca
da estrutura para atendimento às PcD houve aumento do número de CEO com
pelo menos um dentista atuando no atendimento às PcD (p < 0,001), com
corredores (p < 0,001) e portas (p = 0,001) adaptados para cadeiras de rodas,
cadeiras de rodas disponíveis para usuários (p < 0,001), rampas de acesso (p
< 0,001), banheiros adaptados (p < 0,001), aparelhos de sedação consciente (p
< 0,001) e acessórios para estabilização protetora (p < 0,001). Acerca do
processo de trabalho houve aumento da carga horária semanal dos dentistas
que atuavam no atendimento às PcD (p < 0,001). Concluímos que não houve
mudança no perfil das PcD atendidas nos CEO. Houve melhorias acerca da
estrutura e não houve mudanças na maioria das características referentes ao
processo de trabalho entre os anos avaliados, indicando a necessidade
reflexão por parte dos gestores e equipes acerca deste quesito.
Share