Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5976
Title: Vídeo em saúde: elemento de persuasão
Authors: Moraes, Alice Ferry de
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Os indivíduos, seus grupos e a sociedade à qual eles pertencem estão presos a uma rede de comunicação. Os vídeos, inseridos nas redes de comunicação de massa, como instrumentos de poder são controladores e determinam as estratégias de distribuição de informação de maneira a induzir ações a uma categoria de indivíduos. No caso dos vídeos sobre saúde, a identificação destas estratégias são mais visíveis a partir da identificação de organismo da esfera governamental como maioria de seus produtores, que lançam campanhas dirigidas à população de maneira a corroborar políticas de saúde estabelecidas por eles próprios, ignorando, na maioria das vezes, as demandas da sociedade. Este tipo de vídeo, como suporte informacional, de uso familiar à grande parte da população, nem sempre tem em seu conteúdo um discurso adequado aos seus destinatários. Mas apesar disto, ele pode colaborar na transformação da sociedade mesmo através deste processo conflituoso.
keywords: Vídeos em saúde
Rede de comunicação
Comunicação de massa
Poder de persuasão
DeCS: Filmes e Vídeos Educativos
Rede Social
Comunicação Persuasiva
Issue Date: 2000
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
Citation: MORAES, Alice Ferry de. Vídeo em saúde: elemento de persuasão. In: COMSAÚDE, 3., 2000, Adamantina. Anais ... São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2000.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - Trabalhos Apresentados em Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
14 COMSAÚDE - Vídeo em saúde - elemento de persuasão.pdf80.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.