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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59820
Type
TCCCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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ANÁLISE A INCORPORAÇÃO DOS INDICADORES DO PROGRAMA PREVINE BRASIL, NA REGIÃO DE SAÚDE SUDOESTE DO DISTRITO FEDERAL: 1º QUADRIMESTRE DE 2022
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
A atenção primária é reconhecida como porta de entrada do SUS, coordenadora e ordenadora da rede de atenção, proporcionando uma prática da atenção integral à saúde 10,11. O financiamento da APS tem composição tripartite. A partir da publicação da Norma Operacional Básica (NOB) 01/96, criou-se o Piso da Atenção Básica (PAB) que se constitui como componente federal de recursos financeiros destinados a APS, sendo composta pela parte fixa do PAB e o PAB variável12. O programa “Previne Brasil”, instituído por meio da Portaria 2.979 em novembro de 2019, substitui os critérios utilizados no PAB fixo e variável para financiamento de custeio da APS no SUS16,17. Diante do exposto, o estudo tem o objetivo de identificar as Regiões Administrativas (RAs) da Região Sudoeste do Distrito Federal (DF), Arniqueiras, Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires, em relação ao alcance das metas propostas pelos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil, no 1o quadrimestre de 2022, mapeando e caracterizando as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Este estudo tem caráter descritivo e exploratório de abordagem quantitativa em que se analisou os indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil do âmbito do DF no período de janeiro a abril de 2022. Como resultados, podemos observar que a Região de Saúde Sudoeste conseguiu atingir apenas um indicador: “Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV na APS”. Conclusão: Levando em consideração que o novo modelo de financiamento de custeio da APS, proposto pelo Programa Previne Brasil, é um assunto novo e ainda pouco explorado, se faz necessário à análise e o monitoramento dos resultados apresentados pelos indicadores de desempenho, possibilitando a criação de estratégias para obter melhores resultados. O financiamento tem a capacidade de induzir processos de mudanças pela alocação, restrição ou retirada de recursos. No Programa Previne Brasil, o sentido individualizante é estimulado pela revogação do PAB fixo e a adesão de capitação firmado no pagamento por desempenho e na pessoa cadastrada, centralizado em algumas características clínicas.
Abstract
Primary care is recognized as the gateway to SUS, coordinator and organizer of the care network, providing a comprehensive health care practice 10,11. PHC financing has a tripartite composition. From the publication of Basic Operational Standard (NOB) 01/96, the Basic Care Floor (Piso da Atenção Básica - PAB) was created as a federal component of financial resources for PHC, composed of the fixed part of the PAB and the variable PAB12. The "Previne Brasil" program, instituted through Ordinance 2,979 in November 2019, replaces the criteria used in the fixed and variable PAB for financing the costing of PHC in SUS16,17. Given the above, the study aims to identify the Administrative Regions (ARs) of the Southwest Region of the Federal District (DF), Arniqueiras, Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga, and Vicente Pires, in relation to the achievement of the goals proposed by the performance indicators of the Previne Brazil Program, in the 1st four-month period of 2022, mapping and characterizing the Basic Health Units (BHUs). This study has a descriptive and exploratory nature of quantitative approach in which the performance indicators of the Previne Brazil Program were analyzed in the scope of the Federal District in the period from January to April 2022. As results, we can observe that the Southwest Health Region was able to achieve only one indicator: "Proportion of pregnant women with tests for syphilis and HIV in PHC". Conclusion: Taking into consideration that the new model of financing the cost of PHC, proposed by the Previne Brazil Program, is a new and still little explored subject, it is necessary to analyze and monitor the results presented by the performance indicators, enabling the creation of strategies to obtain better results. The funding has the ability to induce change processes by the allocation, restriction or withdrawal of resources. In the Previne Brazil Program, the individualizing sense is stimulated by the revocation of the fixed PAB and the capitation adherence firmed in the payment by performance and in the registered person, centralized in some clinical characteristics.
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