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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60250
A PRECEPTORIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DIALÓGICA COM A ANDRAGOGIA
Formação do preceptor
Andragogia
Medicina de família e comunidade
Atenção primária à saúde
Alternative title
Medical preceptorship in family and community medicine: a proposal for dialogue with andragogyAuthor
Affilliation
Governo do Distrito Federal. Secretaria de Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: O Brasil está em um amplo processo de fortalecimento das residências médicas nas áreas básicas, porém existe a necessidade de um
currículo estruturado para qualificar a formação do preceptor.
Objetivo: Este estudo teve como objetivo construir uma matriz dialógica para orientar a formação educacional da preceptoria em medicina de
família e comunidade (MFC).
Método: Por meio de um estudo qualitativo-analítico, analisaram-se três programas de preceptoria médica no Brasil: Associação Brasileira de
Educação Médica, Hospital Sírio-Libanês e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Em seguida, uma proposta formativa foi apresentada contendo
macrodiretrizes que possibilitem mudanças nos processos de ensino e aprendizagem para qualificação da prática preceptora em diálogo com a
andragogia.
Resultado: A matriz construída norteia-se pela aprendizagem do adulto, enfatizando a autonomia do aprendiz, em detrimento do controle da
aprendizagem pelo educador. Envolve cinco dimensões: direcionalidade da formação; conteúdo; estratégias pedagógicas; concepções e estrutura
formativa; e relação entre saúde, educação e pesquisa. Cada uma delas agrega um conjunto de diretrizes que valorizam o contexto e os princípios
da formação em serviço no SUS; o desenvolvimento de competências acerca de conteúdos da atenção, gestão e educação em saúde; concepções
e estruturas pautadas pela construção de vínculos significativos entre os sujeitos envolvidos no ato educativo, respeitando seus saberes prévios
e experiências; estratégias pedagógicas colaborativas, trabalho com grupos operativos e o uso de tecnologias da informação e comunicação; e o
estímulo à pesquisa como princípio educativo.
Conclusão: A matriz considerou as necessidades da formação em MFC, baseando-se em aspectos-chave da andragogia. Acredita-se que ela possa
promover mudanças nos processos de ensino-aprendizagem dos preceptores, com o objetivo de qualificar sua prática.
Abstract
Introduction: Brazil is in a broad process of strengthening medical residencies in basic areas, but there is a need for a structured curriculum to qualify
the training of preceptors.
Objective: To build a dialogic matrix to guide the educational training of preceptorship in Family and Community Medicine (FFM).
Methodology: Through a qualitative-analytical study, three medical preceptorship programs in Brazil were analyzed, namely: Associação Brasileira
de Educação Médica, Hospital Sírio-Libanês and Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A training proposal was subsequently presented containing macroguidelines that allow changes in the teaching and learning processes to qualify preceptor practice in dialogue with andragogy.
Results: Based on andragogy, the resulting matrix emphasized the learner’s autonomy, to the detriment of the educator’s control of learning. It involves
five dimensions: directionality of training; contents; pedagogical strategies; training concepts and structure; and the relationship between health,
education and research. Each dimension included guidelines that value: the context and principles of in-service training in the SUS; the development of
competences about the contents of health care, management and education; conceptions and structures guided by the construction of significant bonds
between the subjects involved in the educational act, respecting their previous knowledge and experiences; collaborative pedagogical strategies, work
with operative groups and the use of information and communication technologies; and encouraging research as an educational principle.
Conclusion: The matrix considered the needs of FCM training, based on key aspects of andragogy. It can promote changes in the teaching-learning
processes of preceptors, with the aim of qualifying their practice.
Keywords in Portuguese
PreceptoriaFormação do preceptor
Andragogia
Medicina de família e comunidade
Atenção primária à saúde
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