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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
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REPOSITÓRIOS: VISÃO E EXPERIÊNCIA - VOLUME 1
Língua de sinais
Repositório Digital Huet
Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES
Sign language
Digital Repository Huet
National Institution for Education of the Deaf - INES
Author
Chalhub, Tania
Dionysio, Renata Barbosa
Oliveira, Adriana A.
Ceslinski, Alessa Fabíola dos Santos
Nascimento, Jéssica Pereira do
Glad, Leniza de Faria Lima
Fortes, Alexandre
Campos, Ricardo Dias
Medeiros, Ana Ligia
Lessa, Luziana Jordão
Hayash, Andrea Akemi Oribe
Shirayama, Cristiane de Melo
Misoguti, Diogo
Sousa, Flávio Castro de
Santos, Juliana Almeida dos
Puga, Maria Eduarda dos Santos
Iwashita, Norma Shizue Moriama
Pavão, Caterina Groposo
Behr, André Rolim
Ferreira, Manuela Klanovicz
Queiroz, Claudete Fernandes de
Araujo, Luciana Danielli de
Rodrigues, Raphael Belchior
Freyre, Éder de Almeida
Pereira, Catarina Barreto Malheiro
Simonini, Leonardo
Silva, Aline Alves da
Almeida Junior, Adilson de
Silva, Angelo José Moreira
Cruz, Franciele Scaglioni da
Borba, Diego
Couto, Gizele Cristine Nunes do
Melo, Daniela Fátima Mendonça
Silva, Fabiana de Oliveira
Santos, Roberta Conde dos
Ribeiro, Nivaldo Calixto
Medeiros, Simone Assis
Bernardes, Eliana José
Côrbo, Priscila de Assunção Barreto
Cardoso, Tatyana Marques de Macedo
Martins, Robson Dias
Simões, Kátia de Oliveira
Batista, Aline Herbstrith
Malheiro, Fabiano Domingues
Pinto, Daniela Maciel
Drucker, Debora Pignatari
Esquerdo, Júlio César Dalla Mora
Fortaleza, Juliana Meireles
Simões, Margareth Goncalves
Rasche, Francisca
Dart, Ricardo de Oliveira
Bertin, Patrícia Rocha Bello
Custódio, Davi de Oliveira
Igami, Mery P. Zamudio
Rosa, Flavia Goulart
Lins, Ivana
Meirelles, Rodrigo
Veras, Denise
Siva Júnior, Antônio Francisco da
Sampaio, Roniel
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
Bastos, Flávia
Storti, Vivian Rosa
Costa, Luana Priscila
Ferreira, Juliano Benedito
Grisoto, Ana Paula
Dionysio, Renata Barbosa
Oliveira, Adriana A.
Ceslinski, Alessa Fabíola dos Santos
Nascimento, Jéssica Pereira do
Glad, Leniza de Faria Lima
Fortes, Alexandre
Campos, Ricardo Dias
Medeiros, Ana Ligia
Lessa, Luziana Jordão
Hayash, Andrea Akemi Oribe
Shirayama, Cristiane de Melo
Misoguti, Diogo
Sousa, Flávio Castro de
Santos, Juliana Almeida dos
Puga, Maria Eduarda dos Santos
Iwashita, Norma Shizue Moriama
Pavão, Caterina Groposo
Behr, André Rolim
Ferreira, Manuela Klanovicz
Queiroz, Claudete Fernandes de
Araujo, Luciana Danielli de
Rodrigues, Raphael Belchior
Freyre, Éder de Almeida
Pereira, Catarina Barreto Malheiro
Simonini, Leonardo
Silva, Aline Alves da
Almeida Junior, Adilson de
Silva, Angelo José Moreira
Cruz, Franciele Scaglioni da
Borba, Diego
Couto, Gizele Cristine Nunes do
Melo, Daniela Fátima Mendonça
Silva, Fabiana de Oliveira
Santos, Roberta Conde dos
Ribeiro, Nivaldo Calixto
Medeiros, Simone Assis
Bernardes, Eliana José
Côrbo, Priscila de Assunção Barreto
Cardoso, Tatyana Marques de Macedo
Martins, Robson Dias
Simões, Kátia de Oliveira
Batista, Aline Herbstrith
Malheiro, Fabiano Domingues
Pinto, Daniela Maciel
Drucker, Debora Pignatari
Esquerdo, Júlio César Dalla Mora
Fortaleza, Juliana Meireles
Simões, Margareth Goncalves
Rasche, Francisca
Dart, Ricardo de Oliveira
Bertin, Patrícia Rocha Bello
Custódio, Davi de Oliveira
Igami, Mery P. Zamudio
Rosa, Flavia Goulart
Lins, Ivana
Meirelles, Rodrigo
Veras, Denise
Siva Júnior, Antônio Francisco da
Sampaio, Roniel
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
Bastos, Flávia
Storti, Vivian Rosa
Costa, Luana Priscila
Ferreira, Juliano Benedito
Grisoto, Ana Paula
Organizer
Affilliation
Instituto Nacional de Surdos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Nacional de Surdos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG, Brasil.
Marinha do Brasil. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Marinha do Brasil. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Marinha do Brasil. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, Brasil.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, Brasil.
Fundação Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. RS, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, SP, Brasil.
Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, SP, Brasil.
Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, SP, Brasil.
Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, SP, Brasil.
Universidade Federal de Lavras. Lavras, MG, Brasil.
Universidade Federal de Lavras. Lavras, MG, Brasil.
Universidade Federal de Lavras. Lavras, MG, Brasil.
Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Nacional do Câncer. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Nacional do Câncer. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil.
Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasília, DF, Brasil.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasília, DF, Brasil.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasília, DF, Brasil.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasília, DF, Brasil.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasília, DF, Brasil.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasília, DF, Brasil.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasília, DF, Brasil.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasília, DF, Brasil.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasília, DF, Brasil.
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Teresina, PI, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Teresina, PI, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Teresina, PI, Brasil.
Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
Instituto Nacional de Surdos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG, Brasil.
Marinha do Brasil. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Marinha do Brasil. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Marinha do Brasil. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, Brasil.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, Brasil.
Fundação Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. RS, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, SP, Brasil.
Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, SP, Brasil.
Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, SP, Brasil.
Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, SP, Brasil.
Universidade Federal de Lavras. Lavras, MG, Brasil.
Universidade Federal de Lavras. Lavras, MG, Brasil.
Universidade Federal de Lavras. Lavras, MG, Brasil.
Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Nacional do Câncer. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Nacional do Câncer. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil.
Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasília, DF, Brasil.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasília, DF, Brasil.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasília, DF, Brasil.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasília, DF, Brasil.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasília, DF, Brasil.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasília, DF, Brasil.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasília, DF, Brasil.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasília, DF, Brasil.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasília, DF, Brasil.
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Teresina, PI, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Teresina, PI, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Teresina, PI, Brasil.
Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os novos espaços de agregação, de organização e de compartilhamento de informações possibilitaram que a informação se transformasse num bem mais acessível, permitindo grandes avanços na pesquisa e na educação em diversos segmentos. Nesse novo cenário, a acessibilidade informacional dos Surdos foi potencializada significativamente, considerando que sua comunicação se estabelece no campo da visualidade. Um dos principais avanços para educação de Surdos é a produção de objetos educacionais em Libras e com recursos de tecnologia digital que potencializam a comunicação de conteúdo acadêmico em língua de sinais. O objetivo principal deste texto é descrever a construção de um repositório com materiais bilíngues (Libras e Português) para educação de Surdos. O Repositório Digital Huet foi projetado e desenvolvido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), sendo inaugurado em novembro de 2017. O projeto de desenvolvimento do repositório envolveu a participação de diversos atores da educação de Surdos, professores, alunos e intérpretes. Há uma diversidade de materiais como arquivos fotográficos, documentos históricos, vídeos (documentos históricos, Literatura Infantil, aulas do curso online de Pedagogia, documentários, reportagens e programas culturais e jornalísticos). A implementação do Repositório Digital Huet seguiu as recomendações da literatura, porém foi dada ênfase nas características imagéticas da cultura Surda e ao protagonismo do Surdo.
Abstract
The new environments for collecting, organizing and sharing information allowed it to become a more accessible good, resulting that many academic advances happened in education and research in different areas of knowledge. In this new scenario, the information accessibility for the deaf was potentialized since their communication occurs in visual fields. One of the main advances for the Education for the deaf in Brazil is the production of pedagogical objects in Brazilian Sign Language (Libras), using digital technology resources that enhance the content communication in sign language. The main purpose of this work is to describe the development of a bilingual (Libras and Portuguese) repository aimed to the education of the deaf. The Digital Repository Huet was designed and developed by the Brazilian National Institute for the Deaf (in Portuguese, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES), and became operational in November 2017. The planning of the repository counted on the collaboration of professors, interpreters and students, all involved in the education of the deaf. It comprehends different classes of materials such as photographic archives, historical documents and videos containing children´s literature, classes of the online Pedagogy course and documentaries. Following the literature orientation regarding repositories, focus was given to the importance of the visual components of the deaf culture and the protagonism of deaf people.
Keywords in Portuguese
Repositório bilíngueLíngua de sinais
Repositório Digital Huet
Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES
Keywords
Bilingual RepositorySign language
Digital Repository Huet
National Institution for Education of the Deaf - INES
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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60521Citation
MIRANDA, Angélica C. D. OLIVEIRA et al (org). Repositórios: visão e experiência - volume 1. Rio de Janeiro: Fiocruz/Icict; Rio Grande, RS : Ed. da FURG, 2023. 253 p.ISBN
978-65-5754-194-4Notes
Essas redes de parcerias, nacionais e internacionais, são responsáveis pelo crescimento quantitativo e qualitativo dos repositórios institucionais e, consequentemente, do movimento em defesa do Acesso Aberto. Este livro representa a materialização desta potente rede e do compromisso dessas instituições com a democratização do acesso ao conhecimento.Related items
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