Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60960
Type
ThesisCopyright
Restricted access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS COM O SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO
Satisfação dos Consumidores
Avaliação em Saúde
Assistência à Saúde
Serviços de Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Brasil
Satisfação dos Consumidores
Avaliação em Saúde
Assistência à Saúde
Serviços de Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Brasil
Gouveia, Giselle Campozana | Date Issued:
2009
Alternative title
Evaluation of users satisfaction with health care system in BrazilAuthor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho, composto por três artigos, aborda a avaliação dos fatores associados à satisfação dos usuários com o sistema de saúde brasileiro, objetivando de forma inédita, avaliar os componentes envolvidos na satisfação dos usuários no Brasil como um todo, no estado de Pernambuco em particular e os diferenciais de satisfação existentes entre as regiões do país. No primeiro artigo a “Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no Brasil, 2003”, buscou-se analisar os resultados sobre satisfação com a assistência de saúde prestada no ano de 2003. Os resultados revelaram que o tempo de espera foi o item que demonstrou menor grau de satisfação, no caso de atendimento ambulatorial, e a liberdade de escolha do profissional de saúde, no caso de internação. Na análise de componentes principais, foram extraídos três componentes, que se relacionaram à satisfação com os profissionais, serviços e resolução do problema de saúde. A regressão múltipla revelou que ter sofrido algum tipo de discriminação (por sexo, idade, pobreza, classe social, raça ou tipo de doença) e ser usuário exclusivo do SUS implica o menor grau de satisfação dos usuários com o atendimento recebido. No segundo artigo, “Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no Estado de Pernambuco - Brasil, 2005”, procurou-se conhecer os fatores associados à satisfação dos usuários do sistema de saúde pernambucano. Os principais aspectos analisados foram: qualidade dos profissionais, qualidade dos serviços de saúde e a resolutividade do sistema. As análises revelaram que o tempo de espera até o atendimento e a disponibilidade de medicamentos foram os fatores que geraram menores percentuais de satisfação dos usuários, o que levou a refletir se o acesso está de fato relacionado à oferta de serviços adequados às necessidades da população ou não, e à política de assistência farmacêutica no Estado. Este artigo permitiu obter um panorama mais completo sobre a forma como o sistema de saúde pernambucano tem respondido às expectativas de sua população. O terceiro artigo “Satisfação dos usuários do sistema de saúde brasileiro: fatores associados e diferenças regionais” procurou identificar fatores e avaliar diferenças regionais do grau de satisfação dos usuários do sistema de saúde brasileiro analisando os resultados da Pesquisa Mundial de Saúde e Pesquisa Mundial de Saúde com foco na Atenção Básica. Os resultados revelaram que ser jovem, usuário exclusivo do SUS, ter baixa escolaridade e auto-percepção de saúde ruim gerou mais chances de insatisfação dos usuários com o sistema de saúde brasileiro. Moradores da Região Sul do país são mais satisfeitos com o atendimento em saúde, enquanto que para pernambucanos, as chances de satisfação são menores quando avalia-se a qualidade dos serviços de saúde, independentemente do tipo de atendimento recebido, e na resolução de seus problemas de saúde, quando precisaram de internação.
Abstract
This work, composed of three articles, discusses the evaluation assessment of factors related to user satisfaction with the Brazilian health system. It is characterized in the first article in the users' satisfaction with health care in Brazil, 2003, seeking to analyze the satisfaction results with provided health assistance (in and outpatient) using data from the World Health Survey carried out in Brazil in 2003. The results revealed that waiting time was the item that showed the least satisfaction degree in the case of outpatient analysis, and freedom of choosing the health professional in the case of hospitalization. Aiming at explaining the health assistance satisfaction with many aspects through a small number of factors, factorial analysis by principal component extraction was used. Multiple regression models allowed to identify the main sociodemographic factors associated to the satisfaction scores. The multiple regression analysis evidenced that discrimination suffering (for age, sex, poverty, social class, race or type of disease) and using exclusively public assistance resulted in a lower degree of user satisfaction for any type of health. In the second article, "users' satisfaction with health care in the State of Pernambuco - Brazil, 2005", aimed to know the factors associated with the users’ satisfaction of the Pernambuco health system. The main anilysed aspects were the professionals quality, the health services quality and the health system resolubility. The analysis has revealed that the waiting time for health care and the availability of medicines were the factors with the lowest percentage of users' satisfaction, what generate reflections about if the access has been actually related to the offering of health services, adequate or not to the people demands and the pharmaceutical assistance policy in the state. In conclusion, it was possible to obtain a more complete overview about the about how the health system of Pernambuco has attended the people expectations by the users perspectives. The third article " User’s satisfaction in brazilian health system: associated factors and regional differences" sought to evaluate regional variations concerned to the degree of user’s satisfaction of the Brazilian health system analysing the results of the World Health Survey and World Health Survey Focusing on Primary Health Care. The results has revealed that being young, and an exclusive user of the public National Health System, having low education and poor self-perception of health, has generated more chances to present lower degree of user’s satisfaction. Residents in the Southern Region of the country have been more satisfied with their health care, while in Pernambuco, chances of satisfaction are lower when evaluating the quality of health services. The residents of this state have shown a greater satisfaction solving their health problems when in patient care is needed.
Keywords in Portuguese
Sistemas de SaúdeSatisfação dos Consumidores
Avaliação em Saúde
Assistência à Saúde
Serviços de Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Brasil
DeCS
Sistemas de SaúdeSatisfação dos Consumidores
Avaliação em Saúde
Assistência à Saúde
Serviços de Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Brasil
Share