Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61616
A COMUNICAÇÃO NO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS) DE VALPARAÍSO DE GOIÁS: PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS NO ATENDIMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL
Carvalho, Elaine Silva de | Date Issued:
2022
Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
A pesquisa analisa a comunicação no Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Valparaíso de Goiás (CREAS), no centro-oeste brasileiro, a partir das percepções de assistentes sociais e psicólogos neste serviço. Com abordagem qualitativa e explicativa, o levantamento de dados contempla entrevistas semiestruturadas com sete técnicos que trabalharam no CREAS nos anos de 2019 e 2020. Por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, observou-se que recursos lúdicos auxiliam na construção de vínculos e manifestação da comunicação não verbal, mas não superam as deficiências apresentadas, como a falta de capacitação para trabalhar com esse público e acústica que gera impactos negativos sobre a comunicação desenvolvida. O papel desses profissionais na vida das pessoas atendidas e suas famílias, é fundamental, pois, muitos não têm noção da violência que sofrem e, é preciso cuidar para que a comunicação seja de fato dialógica, relacional, centrada na pessoa atendida e não na violência sofrida e baseada na escuta qualificada, em ambiente adequado, com quebras de silêncio promovidas seja por brinquedos, seja pelo vínculo construído a cada novo atendimento. Um fluxograma da comunicação entre técnicos e pessoas atendidas no serviço foi proposto para que se visualizem as etapas deste atendimento.
Abstract
The research analyzes communication in the Specialized Reference Center for Social Assistance of Valparaíso de Goiás (CREAS), in Brazilian central-western, according to case workers and psychologist’s opinion in this service. With a qualitative and explanatory research, the data survey contemplates semi-structured interviews with seven technicians who worked in CREAS in the years 2019 and 2020. The Discourse of the Collective Subject was used to observe that playful toys help in the manifestation of nonverbal communication, but do not overcome the deficiencies, such as lack of training to work with this audience and bad room acoustics that generate negative impacts on the communication developed. The role of these professionals in the people lives assisted and their families is fundamental. Sometimes they haven’t notion of the violence and, therefore, it is necessary to take care so that the communication is in fact dialogical, relational, focused on the person assisted and not on the violence suffered and based on qualified listening, in an appropriate room, with breaks of silence promoted either by toys, or by the bond built. A flow chart of the technicians' communication with children and adolescent victims of sexual violence is proposed.
Share