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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61631
COLABORAÇÕES INTERPROFISSIONAIS PARA A VIABILIZAÇÃO DO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Equipe interdisciplinar de saúde
Gestantes
Pré-natal odontológico
Rodrigues, Vanessa Cristina Ribeiro | Date Issued:
2022
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
A interdisciplinaridade do cuidado no acompanhamento odontológico no pré-natal (PN) representa uma estratégia para a qualificação da atenção à gestante, valorizando o contexto interprofissional e o olhar coletivo para a saúde, como orientam as diretrizes do Sistema Único de Saúde. O objetivo deste estudo foi, por meio de uma revisão integrativa, realizar o mapeamento e analisar a literatura científica nacional sobre a ocorrência de colaborações interprofissionais para a viabilização do Pré-Natal Odontológico (PNO) na Atenção Primária à Saúde (APS). Como método, realizou-se uma busca sistematizada de artigos primários nas bases de dados: BVS, BVS Odontologia, Scielo, Pubmed, Scopus, Periódicos Capes, Web of Science e MEDLINE Complete (EBSCO)3 utilizando os Decs/Mesh relacionados à "Atenção Primária à Saúde”, “gestantes” e “pré-natal odontológico”, sem restrição de tempo. Os critérios de elegibilidade dos estudos foram as produções científicas brasileiras referidas à assistência odontológica no pré-natal, que incluíam como participantes os profissionais da APS e/ou as gestantes que frequentaram o pré-natal na APS. Como resultados, foram incluídos 20 artigos, sistematizados em três categorias, apresentando as barreiras, aspotencialidades e as recomendações para a viabilização do PNO na APS. Como conclusão, perceberam-se deficientes/ausentes diálogos colaborativos interdisciplinares, envolvendo profissionais do PN, gestores e gestantes. Tal lacuna dificulta a troca do conhecimento, fortalecimento do vínculo, a desconstrução de medos e a adesão ao acompanhamento odontológico no pré-natal por parte das gestantes. Estratégias para a concretização deste trabalho colaborativo interprofissional são necessárias, tais como: comunicação bem articulada e fluxos norteadores entre os profissionais, agendas compartilhadas para o cuidado da gestante, espaços de educação em saúde interdisciplinares e de educação permanente na equipe
Abstract
The interdisciplinarity of care in prenatal dental follow-up (PN) represents a strategy for the qualification of assistance to pregnant women, valuing the interprofessional context and the collective view of health, as guided by the guidelines of the Unified Health System. The objective of this study was, through an integrative review, to map and analyze the national scientific literature on the occurrence of interprofessional collaborations for the feasibility of Dental Prenatal Care (PNO) in Primary Health Care (PHC). As a method, a systematic search of primary articles was carried out in the databases: BVS, BVS Odontologia, Scielo, Pubmed, Scopus, Periódicos Capes, Web of Science and MEDLINE Complete (EBSCO) using the Decs/Mesh related to "Primary Attention to Health", "pregnant women" and "dental prenatal", without time restriction. The eligibility criteria of the studies were the Brazilian scientific productions referred to dental care in prenatal care, which included PHC professionals and/or pregnant women who attended prenatal care in the PHC. As a result, 20 articles were included, systematized into three categories, presenting the barriers, potentialities and recommendations for the feasibility of the PNO in the PHC. In conclusion, they perceived themselves as deficient/absent interdisciplinary collaborative dialogues, involving PN professionals, managers and pregnant women. This gap makes it difficult to exchange knowledge, strengthen bonds, deconstruct fears and adherence to prenatal dental care by pregnant women. Strategies to carry out this interprofessional collaborative work are necessary, such as: well-articulated communication and guiding flows between professionals, shared agendas for the care of pregnant women, spaces for interdisciplinary health education and permanent education in the team
Keywords in Portuguese
Atenção primária à saúdeEquipe interdisciplinar de saúde
Gestantes
Pré-natal odontológico
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