Advisor | Mello-Silva, Clélia Christina Corrêa de | |
Author | Pereira, Greisieli Duarte | |
Access date | 2023-12-28T17:47:21Z | |
Available date | 2023-12-28T17:47:21Z | |
Document date | 2020 | |
Citation | PEREIRA, Greisieli Duarte. Promoção da Saúde: fatores ambientais que intervêm no processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública do Distrito de Xerém, município de Duque de Caxias, RJ. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2020. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62021 | |
Abstract in Portuguese | A escola deve ser um ambiente favorável à saúde, uma vez que reúne características que justificam a adoção deste perfil, sendo ao mesmo tempo um espaço educativo e o ambiente de trabalho do professor e de outros profissionais que integram a comunidade escolar. Este estudo tem como objetivo promover a saúde a partir da análise das concepções e percepções de professores de uma escola pública sobre as relações entre saúde, ambiente e processo de ensinoaprendizagem. Para isso foi aplicado um questionário a um grupo de professores de uma escola pública em Xerém. A partir dos achados do questionário, delineamos a intervenção, com base nas concepções e percepções sobre saúde, ambiente e relatos de experiências dos professores. Com base nestes achados foi elaborado uma oficina como ação interventiva com a finalidade de promover a saúde aos professores, refletindo sobre a práxis para adoção de uma conduta de cuidado no ambiente escolar. Foi baseada nos princípios de Paulo Freire e chamada Ação- Reflexão-Ação. Como resultados, as concepções e percepções dos docentes quanto a saúde e ambiente estão pautadas em uma visão paradigmática sustentadas por um pensamento simplista, observado em suas falas e práticas. Essas concepções comandam o discurso e a práxis do professor, muitas vezes limitando suas possibilidades e criatividade, negligenciando o potencial de suas ações e intenções. Destacamos o acometimento da saúde mental dos professores traduzidos em distúrbios psicoemocionais (estresse, depressão, ansiedade, angústia, síndrome de burnout) que foram citados ao longo do questionário, bem como a manifestação destes fatores sobre a condição das relações interpessoais, sobretudo a relação professor-aluno, ademais a relação dos indivíduos com o ambiente. A oficina promoveu acolhimento e assistência ao professor na reflexão da sua práxis, promovendo um momento de cuidado com sua saúde. Além disso, como consequência observou a tomada de consciência do professor quanto a sua ação e o quanto esta interfere na construção da aprendizagem dos seus alunos. Investir em ações que promovam reflexão é saudável, é promover saúde. Nesse sentido promover a saúde no ambiente escolar também significa buscar a sinergia e sintonia com o todo, atendendo as necessidades do docente, figura relevante para o ensino e desenvolvimento da sociedade. | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Promoção da Saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Educação Ambiental Crítica | en_US |
Subject in Portuguese | Processo de Ensino-Aprendiagem | en_US |
Title | Promoção da Saúde: fatores ambientais que intervêm no processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública do Distrito de Xerém, município de Duque de Caxias, RJ | en_US |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2020 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Degree level | Mestrado Acadêmico | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | en_US |
Abstract | The school must be an environment that is favorable to health, since it brings together characteristics that justify the adoption of this profile, being at the same time an educational space and the working environment of the teacher and other professionals that make up the school community. This study aims to promote health based on the analysis of the conceptions and perceptions of teachers in a public school about the relationships between health, environment and the teaching-learning process. For this purpose, a questionnaire was applied to a group of teachers from a public school in Xerém. Based on the findings of the questionnaire, we designed the intervention based on the conceptions and perceptions about health, environment and teachers' experiences. Based on these findings, a workshop was prepared as an interventional action with the purpose of promoting health to teachers, reflecting on the praxis for adopting a care conduct in the school environment. It was based on the principles of Paulo Freire and called Action-Reflection-Action. As a result, teachers' conceptions and perceptions of health and the environment are based on a paradigmatic vision supported by simplistic thinking, observed in their speeches and practices. These conceptions command the teacher's discourse and practice, often limiting their possibilities and creativity, neglecting the potential of their actions and intentions. We highlight the involvement of teachers' mental health translated into psychoemotional disorders (stress, depression, anxiety, anguish, burnout syndrome) that were cited throughout the questionnaire, as well as the manifestation of these factors on the condition of interpersonal relationships, especially the teacher-student relationship, in addition to the relationship of individuals with the environment. The workshop promoted welcome and assistance to the teacher in the reflection of his praxis, promoting a moment of care with his health. Furthermore, as a consequence it observed the awareness of the teacher about his action and how it interferes in the construction of the learning of his students. To invest in actions that promote reflection is healthy, is to promote health. In this sense, promoting health in the school environment also means seeking synergy and harmony with the whole, meeting the needs of the teacher, a relevant figure for teaching and the development of society. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Health Promotion | en_US |
Subject | Critical Environmental Education | en_US |
Subject | Teaching-learning Process | en_US |
DeCS | Promoção da Saúde | en_US |
DeCS | Aprendizagem | en_US |
DeCS | Educação Pública | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |