Advisor | Meirelles, Rosane Moreira Silva de | |
Author | Azevedo, Hugo José Coelho Corrêa de | |
Access date | 2023-12-28T17:59:56Z | |
Available date | 2023-12-28T17:59:56Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | AZEVEDO, Hugo José Coelho Corrêa de. A Zoologia no Currículo Brasileiro: um Resgate Historiográfico. 2021. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2021. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62022 | |
Abstract in Portuguese | Os currículos e o ensino brasileiro são fortemente marcados por imposições sociais, históricas, colonialistas, econômicas e estruturais. O próprio currículo é demarcado como um espaço de lutas e conquistas ideológicas. A manutenção hierárquica sobre a seleção e execução dos conhecimentos socialmente válidos e acesso a estes também fazem parte do currículo. Logo, há um canal onde a macroestrutura social se instala na microestrutura escolar. A estruturação do conhecimento curricular e dos símbolos institucionais está interligada à dominação social e cultural da sociedade, e a manipulação consciente ocorre pela classe dominante. A presente dissertação possuiu como objetivo investigar o resgate historiográfico do Ensino de Zoologia no Brasil nos currículos formais, analisar a atual Base Nacional Comum Curricular e comparar todos os currículos delineados. O processo historiográfico, nesta dissertação, partiu do ano de 1837 pelo documento de criação do colégio Dom Pedro II, onde a Zoologia se apresentou pela primeira vez nos currículos formais, até os Parâmetros Curriculares Nacionais do ano de 2002. Quanto à Base Nacional Comum Curricular, foi utilizada a metodologia de análise textual, demonstrando uma zoologia arcaica, ligada estritamente ao conteúdo de classificação e morfofisiológico remontando ao século XIX. Na comparação curricular, utilizou-se de categorias de análises para poder estipular o conteúdo a ser analisado nos currículos levantados desde o século XIX até então, sendo reconhecidas quatro categorias curriculares e dois currículos de possíveis transições. Por fim, observou-se que a Zoologia, nas últimas décadas, foi perdendo espaço e conteúdo e estipula-se que a Zoologia classificatória e a Zoologia morfofisiológica não devem ser superestimadas nos espaços formais curriculares, dada as atuais demandas ambientais e sociais do século XXI. | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Zoologia | en_US |
Subject in Portuguese | Currículo | en_US |
Subject in Portuguese | Historiografia | en_US |
Title | A Zoologia no Currículo Brasileiro: um Resgate Historiográfico | en_US |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2021 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Degree level | Mestrado Acadêmico | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | en_US |
Abstract | Brazilian curricula and teaching are strongly marked by social, historical, colonialist, economic and structural impositions. The curriculum itself is demarcated as a space for ideological struggles and conquests and for hierarchical maintenance on the selection and execution of socially valid knowledge and access to these, being a channel where the social macrostructure is installed in the school microstructure. The structuring of curriculum knowledge and institutional symbols are interconnected with the social and cultural domination of society, and conscious manipulation occurs by the dominant class. This dissertation aimed to investigate the historiographical rescue of Zoology Teaching in Brazil in formal curricula, analyze the current National Common Curriculum Base and buy all the curricula outlined. The historiographical process started in the year 1837 with the document of creation of the Dom Pedro II school, where Zoology appeared for the first time in the formal curricula until the National Curriculum Parameters of the year 2002. While analyzes in the Common National Curriculum Base occurred through the methodology of textual analysis, demonstrating an archaic zoology strictly linked to classification and morphophysiological content dating back to the nineteenth century. In the curricular comparison, analysis categories were used to stipulate the content to be analyzed in the curricula raised from the 19th century until then, recognizing four curricular categories and two curricula of possible transitions. Finally, it was observed that zoology in recent decades has been losing space and content and it is stipulated that classificatory zoology and morphophysiological zoology should not be overestimated in formal curricular spaces, given the current environmental and social demands to 21st century. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Zoology | en_US |
Subject | Curriculum | en_US |
Subject | Historiography | en_US |
DeCS | Zoologia | en_US |
DeCS | Ensino | en_US |
DeCS | Currículo | en_US |