Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62243
A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO A LONGO PRAZO DE UM APLICATIVO M-HEALTH
The long-term user experience of an m-Health application
Alternative title
La experiencia a largo plazo del usuario de una aplicación m-HealthThe long-term user experience of an m-Health application
Affilliation
The University of Passo Fundo. Health Institute. Passo Fundo, RS, Brazil.
The University of Passo Fundo. Health Institute. Passo Fundo, RS, Brazil.
The University of Passo Fundo. Health Institute. Passo Fundo, RS, Brazil.
The University of Passo Fundo. Health Institute. Passo Fundo, RS, Brazil.
The University of Passo Fundo. Health Institute. Passo Fundo, RS, Brazil.
Abstract in Portuguese
O baixo envolvimento dos usuários em aplicativos m-Health vem impulsionando o uso de técnicas
de retenção que visam garantir uma experiência do usuário (UX) satisfatória a longo prazo. Objetivouse compreender a experiência de pacientes hipertensos interagindo com um aplicativo de saúde móvel
(m-Health) durante 12 meses. Realizou-se estudo qualitativo/exploratório após 12 meses, com o mesmo
grupo experimental de participantes do ensaio-clínico controlado e não-randomizado realizado em
2019. A idade média dos 16 participantes foi de 57 anos (DP=8); 11 eram do sexo feminino, com baixos
níveis socioeconômicos e educacionais. A análise de conteúdo não mostrou nenhum envolvimento ao longo do tempo usando o aplicativo m-Health. Os principais fatores que contribuíram para a falta de
envolvimento foram: incapacidade do usuário de usar o aplicativo, falta de suporte e problemas técnicos.
Ao propor intervenções que utilizem m-Health, é essencial conhecer características comportamentais
dos usuários, motivações para o tratamento, nível de envolvimento nos cuidados com a saúde e sua
capacidade de usar tecnologias
Abstract
Low user engagement in m-Health applications has been driving the use of retention techniques that aim to ensure a satisfactory long-term user experience. The aim was to understand the experience of hypertensive
patients interacting with a mobile health application for 12 months. A qualitative/exploratory study was conducted after 12 months, with the same experimental group of participants as the non-randomized controlled clinical trial conducted in 2019. The mean age of the 16 participants was 57 years (SD=8), of which11 were female. All had low socioeconomic and educational levels. Content analysis showed no engagement with the m-health app over time. The main factors contributing to the lack of engagement were; inability of the user to use the app, lack of support and technical problems. When designing m-Health interventions, it is important to understand users’ behavioral characteristics, motivations for treatment, level of involvement in health care, and ability to use technology.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
La baja participación de los usuarios en las aplicaciones de m-Health ha impulsado el uso de técnicas de retención que tienen como objetivo garantizar una experiencia de usuario satisfactoria a largo plazo. Se
pretendió comprender la experiencia de pacientes hipertensos interactuando con una aplicación de salud móvil durante 12 meses. Se realizó un estudio cualitativo/exploratorio después de 12 meses, utilizando los participantes del ensayo clínico controlado no aleatorizado que se llevó a cabo en 2019. La edad media de los 16 participantes fue 57 años (SD=8); 11 mujeres, con niveles socioeconómicos y educativos bajos. El análisis de contenido no mostró compromiso a lo largo del tiempo utilizando la aplicación m-Health.
Los principales factores contribuyentes fueron: incapacidad del usuario para utilizar la aplicación, falta de apoyo y problemas técnicos. Cuando se proponen intervenciones con m-Health, es esencial conocer
las características de comportamiento de los usuarios, sus motivaciones para el tratamiento, nivel de implicación en el cuidado de la salud y capacidad para utilizar tecnologías.
Share