Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62494
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
O BACHAREL EM SAÚDE COLETIVA: UM NOVO TRABALHADOR NO CAMPO DA SAÚDE NO BRASIL
Capacitação Profissional
Saúde Pública
Educação
Pessoal de Saúde
Mão de Obra em Saúde
Barreto, Raimunda Elaine Araújo | Date Issued:
2023
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
Abstract in Portuguese
O objeto desta dissertação é o estudo do Bacharel em Saúde Coletiva a partir do seu desenho formativo como um novo trabalhador no campo da saúde no Brasil. Para isso, a pesquisa enfocou o campo da saúde coletiva no Brasil, os pilares de sustentação da graduação em saúde coletiva, a Reforma Sanitária Brasileira, Sistema Único de Saúde (SUS) e Associação Brasileira de Saúde Coletiva -ABRASCO. Para desenvolver essas questões foi necessário realizar um caminho que contemplou um breve resgate histórico percorrido para a criação dessa nova graduação, o processo formativo desse sujeito e a inserção profissional, considerando as dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas, pensando como isto se desenvolve dadas as particularidades desse novo trabalhador. Foi realizado um estudo descritivo com abordagem qualitativa, baseada na revisão e análise da literatura, mediante documentos institucionais, legislação, livros, artigos em periódicos, dissertações de mestrado e demais publicações relacionadas ao tema e coleta de dados, abordoando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da Graduação em Saúde Coletiva, Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), os Projetos Políticos Curriculares (PPC) Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O bacharel da Saúde Coletiva reflete o acúmulo de experiências de ensino em graduação e pós-graduação, representando a consolidação do processo de institucionalização das práticas de ensino da Saúde Coletiva e avanço decisivo em direção a uma formação interdisciplinar ao nível de graduação. A identidade profissional do bacharel em saúde coletiva é construída em processos contraditórios, não lineares, e que o mercado de trabalho não é dado a priori, mas é o resultado de lutas e da correlação de forças políticas e ideológicas que disputam o poder no âmbito da saúde, assim como em outras políticas públicas sociais. A luta pelo reconhecimento da profissão é constante e tem mobilizado diversos estudantes e egressos nesse processo e na consolidação dos espaços de trabalho. (AU)
Abstract
The object of this dissertation is the study of the Bachelor in Public Health from its formative design as a new worker in the health field in Brazil. To this end, the research focused on the field of collective health in Brazil, the pillars supporting graduation in collective health, the Brazilian Health Reform, the Unified Health System (SUS) and the Brazilian Association of Collective Health -ABRASCO. To develop these questions, it was necessary to follow a path that included a brief historical review taken to create this new degree, the training process of this subject and professional insertion, considering the theoretical-methodological, ethical-political and technical-operative dimensions, thinking about how this develops given the particularities of this new worker. A descriptive study was carried out with a qualitative approach, based on literature review and analysis, using institutional documents, legislation, books, journal articles, master's theses and other publications related to the topic and data collection, addressing the National Curricular Guidelines (DCNs ) of the Graduation in Public Health, Brazilian Classification of Occupations (CBO), Curricular Political Projects (PPC) National Registry of Health Establishments (CNES). The Bachelor of Public Health degree reflects the accumulation of undergraduate and postgraduate teaching experiences, representing the consolidation of the process of institutionalization of Public Health teaching practices and a decisive advance towards interdisciplinary training at the undergraduate level. The professional identity of the bachelor in collective health is built in contradictory, non-linear processes, and the job market is not given a priori, but is the result of struggles and the correlation of political and ideological forces that compete for power within the scope of health, as well as other social public policies. The fight for recognition of the profession is constant and has mobilized several students and graduates in this process and in the consolidation of work spaces. (AU)
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El objeto de esta disertación es el estudio de la Licenciatura en Salud Pública desde su diseño formativo como nuevo trabajador en el campo de la salud en Brasil. Para ello, la investigación se centró en el campo de la salud colectiva en Brasil, los pilares que sustentan la graduación en salud colectiva, la Reforma Sanitaria Brasileña, el Sistema Único de Salud (SUS) y la Asociación Brasileña de Salud Colectiva -ABRASCO. Para desarrollar estas interrogantes fue necesario recorrer un camino que incluyó una breve revisión histórica de la creación de esta nueva carrera, el proceso de formación de esta asignatura y la inserción profesional, considerando las dimensiones teórico-metodológica, ético-política y técnico-operativa. pensando en cómo se desarrolla esto dadas las particularidades de este nuevo trabajador. Se realizó un estudio descriptivo con enfoque cualitativo, basado en la revisión y análisis de la literatura, utilizando documentos institucionales, legislación, libros, artículos de revistas, tesis de maestría y otras publicaciones relacionadas con el tema y la recolección de datos, abordando las Directrices Curriculares Nacionales (DCN). de la Graduación en Salud Pública, Clasificación Brasileña de Ocupaciones (CBO), Proyectos Políticos Curriculares (PPC) Registro Nacional de Establecimientos de Salud (CNES). La Licenciatura en Salud Pública refleja la acumulación de experiencias docentes de pregrado y posgrado, representando la consolidación del proceso de institucionalización de las prácticas docentes en Salud Pública y un avance decisivo hacia la formación interdisciplinaria a nivel de pregrado. La identidad profesional del licenciado en salud colectiva se construye en procesos contradictorios, no lineales, y el mercado laboral no está dado a priori, sino que es el resultado de las luchas y la correlación de fuerzas políticas e ideológicas que compiten por el poder en el ámbito. de salud, así como otras políticas públicas sociales. La lucha por el reconocimiento de la profesión es constante y ha movilizado a varios estudiantes y egresados en este proceso y en la consolidación de espacios laborales. (AU)
DeCS
Pessoal de SaúdeCapacitação Profissional
Saúde Pública
Educação
Pessoal de Saúde
Mão de Obra em Saúde
Share