Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62513
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: UM OLHAR SOBRE POLÍTICAS E MATERIAIS EDUCATIVOS
Nogueira, Sheila Melo Ribeiro | Date Issued:
2023
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
Abstract in Portuguese
A presente pesquisa parte da inquietação de minha experiência familiar como mãe de dois filhos com Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH), com o propósito de compreender tal transtorno, e contribuir com os familiares de pessoas acometidas, com a mesma disfunção cerebral. Delineamos como objetivo geral compreender tal transtorno, investigando as políticas públicas educacionais e os materiais educativos destinados ao seu esclarecimento, buscando demonstrar a imprescindibilidade do acompanhamento familiar, da orientação pedagógica, do tratamento multidisciplinar e da identificação precoce, como estratégias fundamentais para que essas pessoas possam ter garantidas a permanência e a aprendizagem na educação básica. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, com caráter qualitativo, embasando-nos em Lima e Mioto (2007), em Minayo (1994), compreendendo que os objetos nas ciências humanas são ideológicos e históricos, apartando-se, portanto, de qualquer viés de neutralidade. O primeiro capítulo teve por objetivo conceituar o TDAH, delineando um viés histórico – o que demonstra as modificações em suas definições. No segundo capítulo, analisamos a constituição de políticas públicas educacionais sobre o TDAH, e verificamos a necessidade de se instaurar ações e programas intersetoriais no âmbito da Educação e da Saúde. Também vimos a importância de que as escolas e as famílias possam detectar os sinais precoces do que pode vir a ser o TDAH na vida de uma pessoa. O terceiro capítulo teve por objetivo investigar materiais educativos – mais precisamente cartilhas – que orientam as famílias e os profissionais da educação em relação ao transtorno. Consideramos que tais materiais são instrumentos de comunicação, cumprindo uma importante função de difusão e divulgação de conhecimentos científicos, assim como podem contribuir na orientação de práticas pedagógicas inclusivas junto às pessoas com TDAH, evitando visões estereotipadas sobre esses indivíduos. Nossas análises possibilitaram observar a morosidade na efetivação das legislações que garantam o direito das pessoas acometidas pelo TDAH, sobretudo das ações intersetoriais entre a Educação e Saúde, que viabilizam um melhor desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Também apuramos a baixa produção de materiais educativos sobre nosso objeto de estudo, e uma constatação do atravessamento do interesse da produção desses materiais pela indústria farmacêutica, com indicações de uso de medicação aos acometidos com TDAH, compreendendo uma forte interrelação entre as instituições públicas e privadas. (AU)
Abstract
This research is based on the concern of my family experience as a mother of two children with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD), with the purpose of understanding this disorder, and contributing to the families of people affected, with the same brain dysfunction. We outline the general objective of understanding this disorder, investigating public educational policies and educational materials aimed at clarifying it, seeking to demonstrate the indispensability of family monitoring, pedagogical guidance, multidisciplinary treatment and early identification, as fundamental strategies so that these people can have guaranteed retention and learning in basic education. We developed a bibliographical research, with a qualitative character, based on Lima and Mioto (2007), on Minayo (1994), understanding that the objects in the human sciences are ideological and historical, therefore moving away from any neutrality bias. The first chapter aimed to conceptualize ADHD, outlining a historical bias – which demonstrates the changes in its definitions. In the second chapter, we analyzed the creation of public educational policies on ADHD, and verified the need to establish intersectoral actions and programs within the scope of Education and Health. We also saw the importance of schools and families being able to detect early signs of what ADHD could be like in a person's life. The third chapter aimed to investigate educational materials – more precisely booklets – that guide families and education professionals in relation to the disorder. We consider that such materials are communication tools, fulfilling an important function of disseminating and disseminating scientific knowledge, as well as contributing to the guidance of inclusive pedagogical practices with people with ADHD, avoiding stereotypical views about these individuals. Our analyzes made it possible to observe the slowness in implementing legislation that guarantees the rights of people affected by ADHD, especially intersectoral actions between Education and Health, which enable better development of the teaching-learning process. We also verified the low production of educational materials about our object of study, and a finding that the interest in the production of these materials by the pharmaceutical industry has crossed, with indications for the use of medication for those affected with ADHD, comprising a strong interrelationship between public and private institutions . (AU)
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Esta investigación parte de la inquietud de mi experiencia familiar como madre de dos niños con Trastorno por Déficit de Atención/Hiperactividad (TDAH), con el propósito de comprender este trastorno, y contribuir a las familias de las personas afectadas, con la misma disfunción cerebral. Nos planteamos el objetivo general de comprender este trastorno, investigando políticas públicas educativas y materiales educativos encaminados a esclarecerlo, buscando demostrar la indispensableidad del seguimiento familiar, la orientación pedagógica, el tratamiento multidisciplinario y la identificación temprana, como estrategias fundamentales para que estas personas puedan tener garantías. retención y aprendizaje en la educación básica. Desarrollamos una investigación bibliográfica, de carácter cualitativo, basada en Lima y Mioto (2007), en Minayo (1994), entendiendo que los objetos en las ciencias humanas son ideológicos e históricos, alejándose así de cualquier sesgo de neutralidad. El primer capítulo tuvo como objetivo conceptualizar el TDAH, delineando un sesgo histórico – que demuestra los cambios en sus definiciones. En el segundo capítulo analizamos la creación de políticas públicas educativas en TDAH, y comprobamos la necesidad de establecer acciones y programas intersectoriales en el ámbito de Educación y Salud, así como la importancia de que escuelas y familias sean capaces de detectar señales tempranas de TDAH. cómo podría ser el TDAH en la vida de una persona. El tercer capítulo tuvo como objetivo investigar materiales educativos – más precisamente folletos – que orientan a las familias y a los profesionales de la educación en relación al trastorno. Consideramos que dichos materiales son herramientas de comunicación, cumpliendo una importante función de difusión y divulgación del conocimiento científico, además de contribuir a la orientación de prácticas pedagógicas inclusivas con personas con TDAH, evitando visiones estereotipadas sobre estos individuos. Nuestros análisis permitieron observar la lentitud en la implementación de legislación que garantice los derechos de las personas afectadas por TDAH, especialmente acciones intersectoriales entre Educación y Salud, que permitan un mejor desarrollo del proceso de enseñanza-aprendizaje. También verificamos la baja producción de materiales educativos sobre nuestro objeto de estudio, y la constatación de que el interés en la producción de estos materiales por parte de la industria farmacéutica se ha cruzado, con indicaciones para el uso de medicamentos para personas afectadas por TDAH, constituyendo una fuerte interrelación entre instituciones públicas y privadas. (AU)
Share