Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62894
Type
BookCopyright
Open access
Collections
- ENSP - Livros Publicados [139]
- ICICT - Livros Publicados [61]
- IOC - Livros Publicados [70]
Metadata
Show full item record
NECES - NÚCLEO EM ENSINO, CULTURA, ESPIRITUALIDADE E SAÚDE: SABERES E VIVÊNCIAS
Pesquisadores
Arte e Ciência
Cultura Científica
Cultura das Humanidades
Este livro foi editado em acesso aberto, podendo ser baixado e acessado online em tablets, smartphones, telas de computadores e em leitores de ebooks.
Author
Cavalcanti, Adriana de Holanda
Cílio, Allayne Ellen Pantaleão Plácido
Castelão-Sousa, Amanda
Lima, Ana Vitória Paé
Carvalho, Anna Cristina C.
Gonçalves, Antônio José da Silva
Lima, Carla Moura Pereira
Luci, Deise
Borges, Eduardo Henrique Narciso
Alves, Jacqueline Mac-Dowell Lopes
Nery, João Victor de Aguiar
Vido, Maria da Penha Martins
Montenario, Mayana Ribeiro
Azevedo, Paulo Cesar da Cruz de
Paterman, Rachel
Mendonça, Rafael Riani de
Azevedo, Sandra Maria Gomes de
Magalhães, Sergio
Araujo-Jorge, Tania Cremonini de
Flor, Tainá de Oliveira
Alvarenga, Willyane de Andrade
Cílio, Allayne Ellen Pantaleão Plácido
Castelão-Sousa, Amanda
Lima, Ana Vitória Paé
Carvalho, Anna Cristina C.
Gonçalves, Antônio José da Silva
Lima, Carla Moura Pereira
Luci, Deise
Borges, Eduardo Henrique Narciso
Alves, Jacqueline Mac-Dowell Lopes
Nery, João Victor de Aguiar
Vido, Maria da Penha Martins
Montenario, Mayana Ribeiro
Azevedo, Paulo Cesar da Cruz de
Paterman, Rachel
Mendonça, Rafael Riani de
Azevedo, Sandra Maria Gomes de
Magalhães, Sergio
Araujo-Jorge, Tania Cremonini de
Flor, Tainá de Oliveira
Alvarenga, Willyane de Andrade
Organizer
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Governo do Estado do Rio de Janeiro. Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Núcleo de Ensino, Ciência, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Piauí. Centro Universitário Santo Agostinho. Teresina, PI, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas Médicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Núcleo de Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Departamento de Sociologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Instituto Municipal Helena Antipoff. Centro de Referência em Educação Especial. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro de Ciências da Saúde. Curso de Fisioterapia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Hospital Municipal Salgado Filho. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro de Ciências da Saúde. Curso de Fisioterapia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Programa Jovens Talentos para a Ciência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Núcleo em Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Núcleo em Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Núcleo em Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Piauí. Centro Universitário Santo Agostinho. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Teresina, PI, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Núcleo de Ensino, Ciência, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Piauí. Centro Universitário Santo Agostinho. Teresina, PI, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas Médicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Núcleo de Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Departamento de Sociologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Instituto Municipal Helena Antipoff. Centro de Referência em Educação Especial. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro de Ciências da Saúde. Curso de Fisioterapia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Hospital Municipal Salgado Filho. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro de Ciências da Saúde. Curso de Fisioterapia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Programa Jovens Talentos para a Ciência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Núcleo em Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Núcleo em Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Núcleo em Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Piauí. Centro Universitário Santo Agostinho. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Teresina, PI, Brasil.
Abstract in Portuguese
O livro Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde: Saberes & Vivências é o segundo produto acadêmico do grupo NECES (Núcleo em Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde/CNPq). Esse grupo foi iniciado em 2018 com o objetivo de compartilhar as experiências da vida acadêmica e dedicar-se ao estudo aprofundado de referenciais teóricos e temáticos relacionados ao ensino. Atualmente, o NECES possui 39 integrantes; a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade sempre são as forças motrizes do grupo, composto de profissionais de diversas formações acadêmicas, como biólogos, profissionais de Educação Física, enfermeiro, pedagogo, antropólogo, designer, ilustrador, psicólogo, sociólogo, filósofo, veterinário, farmacêutico, arte-educadores, arte-terapeutas e nutricionista. Esse grupo é credenciado pelo Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) desde 12 de janeiro de 2021. Nesta segunda obra, almejamos que os saberes e as vivências do grupo contribuam para a construção de novos saberes por parte do leitor em diferentes espaços formais e não formais de ensino, pois a troca de experiências é um dos caminhos para promover o crescimento intelectual e pessoal da humanidade.
Keywords in Portuguese
EnsinoPesquisadores
Arte e Ciência
Cultura Científica
Cultura das Humanidades
Publisher
Edições Livres
Citation
TRAJANO, Valéria da Silva; OLIVEIRA, Jonathan Gonçalves; CAMPELLO, Mauro Mauricio Carneiro (org.). NECES - Núcleo em Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde: saberes e vivências. Rio de Janeiro: Edições Livres, 2024. 302 p., il. color.ISBN
978-65-87663-14-2Notes
Produção científica do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos.Este livro foi editado em acesso aberto, podendo ser baixado e acessado online em tablets, smartphones, telas de computadores e em leitores de ebooks.
Share