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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62897
Type
DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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O DISCURSO E A SAÚDE EM REDES SOCIAIS DIGITAIS: ANÁLISE DAS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 DAS PREFEITURAS DE SALVADOR E RIO DE JANEIRO NO INSTAGRAM
COVID-19
Redes Sociais Online
Algoritmos
Comunicação em Saúde
Instagram (Rede social on-line)
Queiroz, Daniel Lyra Pinto de | Date Issued:
2023
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho é um estudo das campanhas de vacinação contra a Covid-19, feitas na rede social Instagram pelas prefeituras de Salvador e Rio de Janeiro, de julho a agosto de 2021. A pesquisa foca no entendimento de como ambas gestões municipais utilizaram estratégias de comunicação e se posicionaram na rede social, considerando as nuances da plataforma e os diferentes públicos, separados por faixas etárias. A análise foi empreendida com o estudo dos seis posts selecionados, sob a ótica da Análise do Discurso de linha francesa (AD) e referencial teórico adotado. Além de discutir a importância do uso das redes sociais nas campanhas de imunização e da necessidade de aprimoramento, o trabalho suscita o debate acerca da falta de transparência sobre como operam os algoritmos nas mídias digitais e os desafios e ameaças que isto impõe a campanhas de saúde pública. A pesquisa ainda propõe, em caráter complementar, um contraponto entre taxa de engajamento e qualidade de engajamento em redes sociais. Foi possível identificar o ethos e estratégias discursivas adotadas pelas prefeituras, bem como reunir apontamentos e reflexões acerca da realização de campanhas de vacinação em rede sociais, em acordo com os princípios e diretrizes do SUS, bem como sugestões de mudança do escopo em investigações no âmbito da AD e da Comunicação e Saúde, e regulação das plataformas digitais
Abstract
This research focuses on vaccination campaigns against Covid-19, carried out on social media, Instagram, by the city halls of Salvador and Rio de Janeiro, from July to August - 2021. The efforts were made to understand how both administrations used communication strategies and positioned themselves on social media, considering the nuances of the platform and the different audiences, separated by age groups. The analysis was undertaken with the study of the six selected posts, from the perspective of French Discourse Analysis (DA) and theoretical compendium. In addition to discussing the importance of using social media in immunization campaigns and the need for improvement, the research raises debate about the lack of transparency about how algorithms operate in social media and the challenges and threats this poses to health campaigns. This master thesis also proposes, as a complement, a counterpoint between engagement rate and quality of engagement on social media. It was possible to identify the ethos and discursive strategies adopted by city halls, as well as gather notes and reflections on carrying out vaccination campaigns on social networks, in accordance with the principles and guidelines of SUS, as well as suggestions for changing the scope of investigations in the scope of DA and Communication and Health, and regulation of digital platforms
DeCS
Campanha de VacinaçãoCOVID-19
Redes Sociais Online
Algoritmos
Comunicação em Saúde
Instagram (Rede social on-line)
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