Browsing by Subject "Social Media"
Now showing items 1-19 of 19
-
Análise dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor nas mídias sociais
| Date Issued: 2018Com a evolução tecnológica, a internet modificou a forma com as pessoas obtém informações e se comunicam, as propulsoras de interação social na web são as mídias sociais, possibilitando as empresas um meio de se relacionar ... -
Ativismo online e saúde: um estudo de movimentos sociais em Salvador
| Date Issued: 2019Este estudo tem como objetivo analisar as formas de ação política de movimentos sociais, que atuam na defesa do direito à saúde em Salvador, e que utilizam as mídias sociais na conformação de seu ativismo. Para tanto, ... -
Buscando e divulgando informações sobre plantas medicinais: uma análise de conteúdo de grupos do Facebook
| Date Issued: 2019No Brasil, observa-se um crescente movimento de busca e divulgação de informações sobre saúde e bem-estar nos meios virtuais, especialmente em redes sociais, que se apresentam como importantes espaços de comunicação para ... -
Ciclos de atenção a dietas da moda e tendências de busca na internet pelo Google trends
| Date Issued: 2020Este trabalho objetivou descrever e analisar conteúdos de notícias associadas a ciclos de buscas ao Google ligados a 8 tipos de dieta: a cetogênica; da lua; da proteína; da sopa; detox; dos pontos; paleo; e Dukan. Estas ... -
A comunicação da sociedade civil do setor saúde: assimetrias institucionais e capacidades intrínsecas na produção de informação alternativa
| Date Issued: 2020Fruto de implicações profissionais e sociais, esta pesquisa tem como objetivo geral identificar elementos e/ou aspectos que organizem uma resposta racional sobre as diferenças entre o trabalho de comunicação das entidades ... -
Comunicação e informação sobre câncer de mama : um estudo comparativo entre um ambiente físico e outro on-line
| Date Issued: 2021Na atualidade, o câncer de mama se configura enquanto um grave problema para a saúde da mulher. O diagnóstico e o tratamento são momentos fundamentais para a paciente na experiência com o câncer de mama. Ao ser confirmado ... -
Comunidades virtuais no suporte à pessoa com diabetes mellitus
| Date Issued: 2021No campo da saúde, as mídias sociais têm sido cada vez mais utilizadas como fonte de informação e aconselhamento por meio da participação em grupos de pacientes organizados nas redes virtuais. No contexto do diabetes ... -
COVID-19, as fake news e o sono da razão comunicativa gerando monstros: a narrativa dos riscos e os riscos das narrativas
| Date Issued: 2020Desde o início do surto da COVID-19, percebe-se uma crescente tensão provocada pela dimensão pandêmica de uma doença que trouxe severos impactos epidemiológicos e desdobramentos socioculturais e políticos. Em condições ... -
Da paternidade às paternidades singulares: narrativas de homens-pais ativistas nas mídias sociais
| Date Issued: 2022Na sociedade contemporânea, embora cada vez mais homens assumam funções de cuidado de seus filhos e filhas, as mulheres ainda são as protagonistas no cenário do cuidado. De igual maneira, a presença dos homens pais também ... -
Divulgação de ciência na pandemia: ação de divulgadores e de instituições de pesquisa sobre vacinas contra COVID-19 em redes sociais
| Date Issued: 2022O presente trabalho analisa a divulgação científica em saúde na pandemia de covid-19, usando como recorte os debates sobre vacinas realizados nas redes sociais Facebook, YouTube, Instagram e Twitter, nos perfis de dois ... -
O discurso e a saúde em redes sociais digitais: análise das campanhas de vacinação contra a Covid-19 das prefeituras de Salvador e Rio de Janeiro no Instagram
| Date Issued: 2023Este trabalho é um estudo das campanhas de vacinação contra a Covid-19, feitas na rede social Instagram pelas prefeituras de Salvador e Rio de Janeiro, de julho a agosto de 2021. A pesquisa foca no entendimento de como ... -
O recado está dado:a COVID-19 e suas repercussões para a comunicação em saúde nas instituições públicas
| Date Issued: 2022Com a pandemia de COVID-19, questões sobre Comunicação em Saúde ganharam destaque no que diz respeito à relação, ainda distante, entre instituições de saúde e o cotidiano dos brasileiros. O Brasil precisa avançar na ... -
A perspectiva do paciente sobre segurança e qualidade do cuidado em saúde no contexto brasileiro: dos sistemas de notificação às plataformas de mídia digital
| Date Issued: 2021O engajamento do paciente é cada vez mais reconhecido como parte integrante do cuidado em saúde e componente crítico da segurança do paciente e prestação de serviços centrados nas pessoas. Uma das estratégias para fortalecer ... -
O uso das mídias sociais por centros e museus de ciência: a comunicação interativa entre as instituições e seus públicos
| Date Issued: 2020Com a crescente popularização da Internet e o advento das ferramentas da web 2.0, o uso das redes sociais por centros e museus de ciência (CMC) pode ser um forte aliado na busca por um diálogo mais direto com seus diferentes ... -
Vida Conectada: desafios e desenvolvimento de uma plataforma para divulgação científica de pesquisas sobre mediação algorítmica
| Date Issued: 2021Este trabalho tem por objetivo desenvolver e descrever uma estratégia, utilizando plataformas de mídias sociais, para comunicar e disseminar informações científicas a partir da dissertação “Algoritmização das relações ... -
Vídeos do YouTube como fonte de informação para crianças: a pandemia da Covid-19
| Date Issued: 2022Crianças são considerados sujeitos mais vulneráveis às repercussões psicossociais da pandemia de Covid-19. Em virtude do distanciamento social ocasionado pela quarentena e adoção de atividades online, sobretudo desse ... -
Webinar: jornalismo e mídias sociais em tempos de Covid
| Date Issued: 2020A Rede Covida - Ciência, Informação e Solidariedade, uma iniciativa do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), realizou no dia 28 de março ...