Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/63588
Type
TCCCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
ALÉM DOS NÚMEROS: COMO O COMPARTILHAMENTO DE DADOS NO SUS PODE REVOLUCIONAR A PESQUISA E O DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE
Sistemas de informação em saúde
Sistema Único de Saúde
Políticas de saúde
Health information systems
Unified Health System
Digital health
Health policies
Sistema Único de Saúde
Armazenamento e Recuperação da Informação
Política de Saúde
Santos, Adriano Santiago Dias dos | Date Issued:
2023
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo, enfatiza a relevância da utilização de dados provenientes dos Sistemas de Informação do Sistema Único de Saúde (SUS) na promoção da pesquisa e fundamentação de políticas públicas no setor saúde do Brasil. Sob a ótica da Transformação Digital, a pesquisa se entrelaça com práticas administrativas e investigativas, explorando o papel multifacetado dos dados, não apenas em um contexto gerencial, mas também como um instrumento crítico e analítico para a pesquisa em saúde. Com uma indagação central sobre como a otimização do compartilhamento de dados do SUS pode realçar as pesquisas em saúde e contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas, o trabalho almeja catalisar uma reflexão acerca da importância crucial dos Sistemas de Informação do SUS no contexto da Transformação Digital que tem ocorrido nos últimos anos. O estudo enfatiza a necessidade urgente de estabelecer uma cultura de uso e compartilhamento de dados, que possa sustentar a criação de políticas públicas mais eficazes e fundamentadas empiricamente, considerando a transformação digital no SUS não apenas como um instrumento de gestão, mas também como um motor para a pesquisa científica e melhorias tangíveis nas políticas públicas de saúde do país.
Abstract
This study emphasizes the significance of using data derived from the Information Systems of the Unified Health System (SUS), in promoting research and substantiating public policies in Brazil's health sector. Under the lens of Digital Transformation, the research intertwines with administrative and investigative practices, exploring the multifaceted role of data, not only in a managerial context but also as a critical and analytical tool for health research. With a central query on how the optimization of SUS data sharing can enhance health research and aid in the development and refinement of public policies, the work aspires to catalyze a reflection on the crucial importance of the SUS Information Systems in the context of the Digital Transformation that has been occurring in recent years. The study underscores the urgent need to establish a culture of data use and sharing, which can support the development of increasingly effective and empirically grounded public policies, considering the digital transformation in the SUS not only as a management tool but also as a driver for scientific research and tangible improvements in the country's public health policies.
Keywords in Portuguese
Disseminação de informaçãoSistemas de informação em saúde
Sistema Único de Saúde
Políticas de saúde
Keywords
Information disseminationHealth information systems
Unified Health System
Digital health
Health policies
DeCS
Disseminação de InformaçãoSistema Único de Saúde
Armazenamento e Recuperação da Informação
Política de Saúde
Share