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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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QUALIDADE DAS AÇÕES DO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) NA PERSPECTIVA DA CONTINUIDADE DO CUIDADO EM SAÚDE
Continuidade da assistência ao paciente
Atenção primária à saúde
Continuidad de la atención al paciente
Atención primaria
Gomes, Mariana Farias | Date Issued:
2023
Author
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Universidade de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Universidade de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
A continuidade do cuidado, enquanto dimensão da qualidade, prevê a introdução de
diferentes formas de assistência prestadas ao indivíduo, de forma coerente, lógica e
complementar, corroborando para um cuidado longitudinal e coordenado. Dentre os
níveis de atenção, a Atenção Básica é o lócus ideal para primeiro acesso e
ordenamento para os demais níveis da Rede de Atenção à Saúde (RAS),
promovendo um cuidado contínuo através da equipe de referência e pelo Núcleo de
Apoio à Saúde da Família (NASF). Diante disso, o presente estudo tem por objetivo
analisar a qualidade das ações desenvolvidas pelo NASF quanto à continuidade do
cuidado em saúde. Trata-se de um estudo exploratório, transversal, de cunho
qualitativo, no qual a qualidade das ações do NASF foi investigada a partir da
dimensão continuidade. O estudo foi realizado no município de Recife-PE, no Distrito
Sanitário VI, e participaram profissionais do NASF e gestores. Foram realizadas
entrevistas em profundidade e análise documental, com os dados coletados no
período de julho a agosto de 2021. Os dados foram analisados através da análise de
conteúdo temática. Os resultados foram apresentados em quatro temas pré
estabelecidos e 12 categorias emergentes. A qualidade nas ações do NASF foi
percebida por profissionais e gestores, com elenco de prioridades diferentes entre os
atores. A continuidade informacional tem se dado por caminhos construídos nas
relações e interações profissionais estabelecidas na RAS, perpassando por espaços
informais e com uso de tecnologias comunicativas. A continuidade relacional e
comunicação estabelecida com os usuários tem se dado através de mecanismos
que favorecem o diálogo efetivo e o entendimento das orientações recebidas.
Evidencia-se a necessidade de cogestão nos espaços gestores para uma
construção coletiva que discuta caminhos para promover maior conexão e
articulação entre os pontos da RAS, com oferta, acesso e contrarreferência dos
serviços.
Abstract
Continuity of care, as a dimension of quality, foresees the introduction of different
forms of assistance provided to the individual, in a coherent, logical and
complementary manner, supporting longitudinal and coordinated care. Among the
levels of care, Basic Care is the ideal locus for first access and ordering for the other
levels of the Health Care Network (RAS), promoting continuous care through the
reference team and the Family Health Support Center (NASF). Therefore, the
present study aims to analyze the quality of the actions developed by the NASF
regarding the continuity of health care. This is an exploratory, cross-sectional,
qualitative study, in which the quality of NASF actions was investigated from the
continuity dimension. The study was carried out in the city of Recife-PE, in Health
District VI, and NASF professionals and managers participated. In-depth interviews
and document analysis were carried out, with data collected from July to August
2021. The data was analyzed through thematic content analysis. The results were
presented in four pre-established themes and 12 emerging categories. The quality of
NASF's actions was perceived by professionals and managers, with a list of different
priorities among the actors. Informational continuity has occurred through paths
constructed in the professional relationships and interactions established in the RAS,
passing through informal spaces and using communicative technologies. The
relational continuity and communication established with users has been achieved
through mechanisms that favor effective dialogue and understanding of the guidance
received. The need for co-management in management spaces for a collective
construction that discusses ways to promote greater connection and articulation
between the points of the RAS, with supply, access and counter-referral of services,
is evident.
Keywords in Portuguese
Qualidade da assistência à saúdeContinuidade da assistência ao paciente
Atenção primária à saúde
Keywords in Spanish
Calidad de la asistencia sanitariaContinuidad de la atención al paciente
Atención primaria
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