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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64047
O ACOLHIMENTO COMO TECNOLOGIA DE CUIDADO EM SAÚDE EM UM NASF-AB DO DISTRITO FEDERAL
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de caráter quali-quantitativo que teve como
objetivo sistematizar e analisar o acolhimento implementado no Nasf-AB da UBS nº 12 da
Ceilândia, no Distrito Federal, descrevendo e analisando as principais características das
demandas apresentadas durante os plantões de acolhimento realizados nos meses de abril, maio
e junho de 2021. Inicialmente foi feito um levantamento de dados sobre o funcionamento da
referida UBS, seus processos de trabalho e o processo de implementação e execução do
acolhimento na equipe Nasf-AB. Na sequência, foram coletados, sistematizados e analisados
os dados de 246 acolhimentos realizados no período escolhido, nos quais foram identificadas
445 demandas, em formulário criado na plataforma Google Forms. Foram apresentadas e
analisadas as principais características da população atendida, assim como das demandas de
saúde. Concluiu-se que o Nasf-AB recebe uma quantidade expressiva de demandas
espontâneas, cumprindo o papel de porta de entrada para a APS em alguns casos acolhidos, e
que a categoria mais procurada no acolhimento é o Serviço Social, o que gerava potencial
sobrecarga para essa categoria profissional antes da sistematização dos plantões. Ademais, com
a organização do acolhimento e participação de toda a equipe Nasf-AB, foi possível
instrumentalizar os profissionais para atender demandas variadas, e o acolhimento provou ter
um importante potencial de resolutividade das demandas.
Abstract
This study is characterized as a quali-quantitative research, that aimed to systematize and
analyze the reception implemented in the Nasf-AB of UBS 12 of Ceilândia, in the Federal
District, describing and analyzing the main characteristics of the demands presented during the
reception shifts performed in April, May and June, 2021. Initially, a survey was conducted
about the operation of the UBS, its work processes, and the process of implementation and
execution of the reception in the Nasf-AB team. In the sequence, data from 246 receptions
performed in the chosen period were collected, systematized and analyzed, in which 445
demands were identified, in a form created in the Google Forms platform. The main
characteristics of the population assisted were presented and analyzed, as well as the main
characteristics of the demands. It was concluded that the Nasf-AB receives a significant amount
of spontaneous demands, fulfilling the role of gateway to the PHC in some cases, and that the
most sought after category in the reception is the Social Service, which generated potential
overload for this professional category before the systematization of shifts. Moreover, with the
organization of the reception and the participation of the entire Nasf-AB team, it was possible
to empower professionals to deal with various demands, and the reception proved to have an
important potential for resolving the demands.
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