Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64123
CONSTRUÇÃO DE JOGOS E APRENDIZAGEM NOS ARTIGOS DA SBGAMES: ONDE DESIGN E EDUCAÇÃO SE ENCONTRAM?
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Considerando a criação de jogos não só como um campo fértil para aprendizagens e criação colaborativa, mas também como uma prática de Design, o presente artigo busca identificar elementos para responder à questão: quais práticas de criação de jogos em ambientes educacionais hoje no Brasil articulam abordagens da Educação e do Design, e como se dá essa articulação? Entendendo a literatura científica sobre jogos como uma instância que que consolida a construção de conhecimento sobre o tema, apresenta-se uma análise dos papers publicados nos últimos seis anos nos anais do SBGAMES (2010-2015) que tratam de experiências de construção de jogos em ambientes educacionais, analisados em função de suas abordagens educacionais e de construção de jogos. As ocorrências foram selecionadas inicialmente pelos papers que tivessem nos títulos, palavras-chave e/ou resumos, termos relacionados à aprendizagem, ensino e/ou educação. Foram selecionados os papers que falavam especificamente sobre a construção de jogos em espaços de aprendizagem, categorizados em função do nível escolar (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Ensino Superior). Em seguida foram identificadas as fundamentações pedagógicas explicitadas, as ferramentas, os métodos, os ganhos verificados e a presença de referências ao design. Concluímos discutindo as interfaces do Design e da Educação envolvidas no contexto analisado.
Abstract
Considering game creation not only as a fertile field for learning and collaborative creation, but also as a Design practice, this article seeks to identify elements to answer the question: which game creation practices in educational environments today in Brazil articulate approaches of Education and Design, and how does this articulation occur? Understanding the scientific literature on games as an instance that consolidates the construction of knowledge on the topic, an analysis of the papers published in the last six years in the annals of SBGAMES (2010-2015) that deal with experiences of building games in educational environments, analyzed based on their educational and game construction approaches. The occurrences were initially selected by papers that had terms related to learning, teaching and/or education in their titles, keywords and/or abstracts. Papers that talked specifically about the construction of games in learning spaces were selected, categorized according to the school level (Elementary Education, Secondary Education, Professional Education and Higher Education). The explicit pedagogical foundations, tools, methods, gains verified and the presence of references to design were then identified. We conclude by discussing the Design and Education interfaces involved in the analyzed context.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Considerando la creación de juegos no sólo como un campo fértil para el aprendizaje y la creación colaborativa, sino también como una práctica de Diseño, este artículo busca identificar elementos para responder a la pregunta: ¿qué prácticas de creación de juegos en ambientes educativos hoy en Brasil articulan enfoques de Educación y Diseño? ¿Y cómo se produce esta articulación? Entendiendo la literatura científica sobre juegos como una instancia que consolida la construcción de conocimiento sobre el tema, un análisis de los trabajos publicados en los últimos seis años en los anales de SBGAMES (2010-2015) que abordan experiencias de construcción de juegos en ambientes educativos. , analizados a partir de sus enfoques educativos y de construcción de juegos. Las ocurrencias fueron inicialmente seleccionadas por artículos que tenían términos relacionados con el aprendizaje, la enseñanza y/o la educación en sus títulos, palabras clave y/o resúmenes. Se seleccionaron trabajos que hablaban específicamente de la construcción de juegos en espacios de aprendizaje, categorizados según el nivel escolar (Educación Primaria, Educación Secundaria, Educación Profesional y Educación Superior). Luego se identificaron los fundamentos pedagógicos explícitos, las herramientas, los métodos, los logros verificados y la presencia de referencias al diseño. Concluimos discutiendo las interfaces Diseño y Educación involucradas en el contexto analizado.
Share