Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64152
Type
TCCCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
O PROCESSO DE REORGANIZAÇÃO DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO INÍCIO DA PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Cavalcante, Karolynne Lira | Date Issued:
2022
Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: A pandemia causada pelo novo Coronavírus exigiu, entre outras ações, a
adequação dos serviços - principalmente os de saúde - para atenderem demandas da população.
Diante desse cenário, as Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal iniciaram estratégias
para atender a demanda de casos de COVID-19. Objetivo: Descrever a reorganização de uma
Unidade Básica de Saúde durante a pandemia do novo Coronavírus, utilizando a ferramenta de
qualidade Plan-Do-Check-Art. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre
a reorganização de uma Unidade Básica de Saúde para a assistência a pacientes com caso
suspeito e/ou confirmado de COVID-19 no período de março a maio de 2020. Resultados: Para
a condução do processo de reorganização, a técnica de chuva de ideias e o ciclo PDCA foram
considerados, de forma a permitir resposta rápida às demandas emergentes causadas pela
pandemia, posta sua dinamicidade. Foram realizadas reuniões periódicas com vistas a
identificar as necessidades, potenciais resoluções e dificuldades de implementação dessas
resoluções. Além disso foi elaborado protocolo, realização de treinamento da equipe e rearranjo
sempre que surgiam novas necessidades. Considerações finais: A utilização da ferramenta
Plan-Do-Check-Art se mostrou eficaz na reorganização da Unidade Básica de Saúde, uma vez
promoveu atendimento de qualidade à população e gestão mais eficaz ao serviço.
Abstract
Introduction:The pandemic caused by the new coronavirus required, among other actions, the
adequacy of services - especially health services- to meet the demands of the population. Given
this scenario, the Federal District's UBS (Basic Health Units) started strategies to meet the
demand for COVID-19 cases. Objective: To describe the reorganization of a UBS during the
new Coronavirus pandemic, using the Plan-Do-Check-Art.(PDCA) quality tool. Method:
Descriptive study of the experience report type on the restructuring of a UBS to assist patients
with a =suspected and confirmed case of COVID-19 in the period from March to May 2020. To
conduct the reorganization process, the brainstorming technique and the PDCA cycle were
considered to allow a quick response to the emerging demands caused by the pandemic, given
its dynamism. Results: Periodic meetings were held to identify needs, potential resolutions, and
difficulties in implementing these resolutions. In addition, a protocol was developed, team
training was carried out, and rearranged whenever new needs arose. Final Considerations: The
‘check art’ plan tool proved to be effective in the reorganization of the UBS since it promoted
quality service to the population and more effective management of the service.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Introducción: La pandemia provocada por el nuevo coronavirus requirió, entre otras acciones,
la adecuación de los servicios -especialmente los de salud- para atender las demandas de la
población. Ante este escenario, las UBS (Unidades Básicas de Salud) del Distrito Federal
iniciaron estrategias para atender la demanda de casos de COVID-19. Objetivo: Describir la
reorganización de una UBS durante la pandemia del nuevo Coronavirus, utilizando la
herramienta de calidad Plan-Do-Check-Art(PDCA).Método: Estudio descriptivo del tipo relato
de experiencia sobre la reestructuración de una UBS para atender a pacientes con caso
sospechoso y confirmado de COVID-19 en el período de marzo a mayo de 2020. Para realizar
el proceso de reestructuración, la técnica de lluvia de ideas y el ciclo PDCA fueron consideradas
para permitir una respuesta rápida a las demandas emergentes provocadas por la pandemia,
dado su dinamismo. Resultados: Realizaron reuniones periódicas para identificar necesidades,
posibles resoluciones y dificultades en la implementación de estas resoluciones. Además, se
elaboró un protocolo, se realizaron capacitaciones en equipo y se reorganizó cada vez que
surgieron nuevas necesidades. Consideraciones Finales: La herramienta ‘check art plan’
demostró ser efectiva en la reorganización de la UBS ya que promovió calidad en la atención a
la población y una gestión más eficaz del servicio.
Share