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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64235
CONSTRUINDO SABERES E FAZERES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO HORTO MEDICINAL NO ASSENTAMENTO SALÃO CE
Mandala
Escola do campo
Plantas medicinais
Saúde
População do campo
Santos, Dayane Stefany dos | Date Issued:
2023
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: A educação popular em saúde potencializa a soma de saberes e de experiências,
estimulando a participação da sociedade na construção e implementação nos espaços de
educação, mística, rodas de conversas dentre outras práticas apresentadas. Contribui para o
exercício do diálogo e da democracia na gestão das políticas públicas de saúde estimulando o
protagonismo da população. Objetivo: Relatar a implementação de um horto medicinal, em
formato de mandala na escola de ensino médio do Assentamento Salão - CE; conhecer e
construir. Materiais e métodos: Foram utilizados como materiais para a coleta de informações
na construção do relato de experiência o diário de campo construído ao longo do estágio,
relatório de estágio, portfólios, arquivos e mídias produzidos durante a vivência. Resultado:
Como resultado foi construído um horto medicinal em forma de mandala e elaborada uma
cartilha informativa a respeito utilização das plantas medicinais cultivadas no horto medicinal,
formas de preparo, indicações e contraindicações como material disponível para os
participantes do projeto. Conclusão: Tendo em vista a introdução das plantas medicinais e
fitoterápicos aos serviços de saúde como mecanismo de tratamento na área da saúde, torna-se
indispensável a utilização da educação permanente em saúde com o intuito de empoderar
profissionais da atenção primária, gestores e usuárias envolvidos no cuidado, visando a
apropriação desses cuidados em saúde. Além das disputas territoriais, as ameaças ao nosso
modo de vida e a nossa tradição estão entre as nossas preocupações constantes, a luta pela terra
se dão a fim de manter o território, os direitos e, consequentemente, não só o sustento, mas
condição digna de vida, com garantia de direitos fundamentais.
Abstract
Introduction: Popular health education comprises the proposal for exchanging experiences and
sharing knowledge in the form of meetings through the participation of society in the
construction and implementation of spaces for education, mystique, conversation circles,
among other practices presented, with the aim of aggregating popular participation through
exchanges of knowledge providing knowledge on quality of life and popular education.
Objective: To report the implementation of a medicinal garden, in mandala format in the high
school of Assentamento Salão - CE; know and build. Materials and methods: The field diary
constructed during the internship, internship report, portfolios, files and media produced during
the experience were used as materials for collecting information in the construction of the
experience report. Result: As a result, a medicinal garden in the form of a mandala was built,
and an informative booklet was prepared regarding the use of medicinal plants grown in the
medicinal garden, preparation methods, indications and contraindications as material available
to project participants. Conclusion: In view of the introduction of medicinal and herbal plants
to health services as a treatment mechanism in the health area, it is essential to use permanent
health education to empower primary care professionals, managers and users involved in care,
aiming at the appropriation of this health care. In addition to territorial disputes, threats to our
way of life and our tradition are among our constant concerns, the struggle for land takes place
to maintain territory, rights and, consequently, not only livelihood, but dignified condition of
life, with guarantee of fundamental rights.
Keywords in Portuguese
Saberes tradicionaisMandala
Escola do campo
Plantas medicinais
Saúde
População do campo
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