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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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FRONTEIRAS DA LINHA DE FRENTE: O TELEMONITORAMENTO E O TELEATENDIMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA ENQUANTO ESTRATÉGIA DE CUIDADO POSSÍVEL NO CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19
Distanciamento social
Atenção primária à saúde
Tecnologias da informação e comunicação
Telemonitoramento
Social distancing
Primary health care
Information and communication technologies
Telemonitoring
Ramos, Mayara Rodrigues | Date Issued:
2022
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em março de 2020 o surto da doença
infecciosa Covid-19 causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV2) como uma Emergência de
Saúde Pública de Interesse Internacional (ESPII). Em consonância com as recomendações e
diretrizes gerais de enfrentamento à doença estabelecidas no âmbito do Distrito Federal, as
Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o DF têm reorganizado os fluxos de atendimento a
fim de garantir a continuidade do cuidado e responder às necessidades de saúde prioritárias do
território. Diante o contexto, convoca-se os profissionais da saúde, na linha de frente do
cuidado, a adaptar estratégias que potencializam o cuidado à saúde da população e favorecem
a prevenção da doença. Em um contexto de quarentena, em que se tem o distanciamento social
enquanto orientação de segurança, as tecnologias de informação e comunicação podem se
configurar como uma alternativa para oferecer cuidado e suporte à distância. A partir da
trajetória de uma psicóloga residente inserida em programa de Residência Multiprofissional em
Saúde, esta pesquisa se trata de um estudo exploratório-descritivo na modalidade de relato de
experiência, que tem como objetivo descrever a experiência de oferta de cuidado à distância na
modalidade de telemonitoramento e teleatendimento no âmbito da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica no eixo de cuidado individual dos casos confirmados e suspeitos Covid-19 em
uma UBS da Região Leste do Distrito Federal, diante um momento histórico de distanciamento
social, que desafia as fronteiras do(s) corpo(s), do serviço de saúde e do território.
Abstract
In March 2020, the World Health Organization (WHO) declared the outbreak of the infectious
disease Covid-19 caused by the new coronavirus (SARS-CoV2) as a Public Health Emergency
of International Concern (PHEIC). In line with the recommendations and general guidelines for
fighting the disease established within the Federal District, the Basic Health Units (UBS)
throughout the DF have reorganized the care flows in order to guarantee the continuity of care
and respond to the needs of patients and priority health of the territory. Given the context, health
professionals are called on, on the front line of care, to adapt strategies that enhance the health
care of the population and favor the prevention of the disease. In a context of quarantine, in
which social distancing is a safety guide, information and communication technologies can be
configured as an alternative to provide care and support at a distance. Based on the trajectory
of a resident psychologist inserted in a Multiprofessional Residency in Health program, this
research is an exploratory-descriptive study in the experience report modality, which aims to
describe the experience of offering distance care in the modality of telemonitoring and
teleservice within the scope of Primary Health Care-Primary Care in the individual care axis of
confirmed and suspected Covid-19 cases in a UBS in the Eastern Region of the Federal District,
in the face of a historic moment of social distancing, which defies the borders of the body(ies),
the health service and the territory.
Keywords in Portuguese
COVID-19Distanciamento social
Atenção primária à saúde
Tecnologias da informação e comunicação
Telemonitoramento
Keywords
COVID-19Social distancing
Primary health care
Information and communication technologies
Telemonitoring
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