Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64335
Type
Papers presented at eventsCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
ESTUDOS COMPARADOS SOBRE A EMOÇÃO E A FORMAÇÃO CIENTÍFICA NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ COM FOCO NOS ORIENTADORES DE JOVENS
Formação Científica
Programa de Vocação Científica
Provoc
Relações Orientador-Aluno
Entrenamiento Cientifico
Programa de Vocación Científica
Provoc
Relaciones Asesor-Estudiante
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O trabalho busca investigar a dimensão emocional dos orientadores no Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fundação Oswaldo Cruz, iniciativa de 1986 que encaminha estudantes do Ensino Médio para laboratórios de pesquisa com ênfase na formação científica e desenvolvimento pessoal, através da análise qualitativa de 43 entrevistas com orientadores, utilizando o software Atlas. Faz uma abordagem construcionista social para entender o papel das emoções na cultura científica e na solidariedade social, além de analisar a dinâmica entre orientadores e alunos, destacada como crucial para o sucesso do programa. O estudo busca propor inovações para o Provoc e programas similares, além de compreender como as emoções dos orientadores impactam as trajetórias dos estudantes.
Abstract
The work seeks to investigate the emotional dimension of advisors in the Scientific Vocation Program (Provoc) of the Oswaldo Cruz Foundation, a 1986 initiative that directs high school students to research laboratories with an emphasis on scientific training and personal development, through the qualitative analysis of 43 interviews with advisors, using Atlas software. It takes a social constructionist approach to understand the role of emotions in scientific culture and social solidarity, in addition to analyzing the dynamics between advisors and students, highlighted as crucial to the success of the program. The study seeks to propose innovations for Provoc and similar programs, in addition to understanding how advisors' emotions impact students' trajectories.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El trabajo busca investigar la dimensión emocional de los asesores del Programa de Vocación Científica (Provoc) de la Fundación Oswaldo Cruz, una iniciativa de 1986 que dirige a estudiantes de secundaria a laboratorios de investigación con énfasis en la formación científica y el desarrollo personal, a través del análisis cualitativo de 43 entrevistas a asesores, utilizando el software Atlas. Se necesita un enfoque construccionista social para comprender el papel de las emociones en la cultura científica y la solidaridad social, además de analizar la dinámica entre asesores y estudiantes, destacada como crucial para el éxito del programa. El estudio busca proponer innovaciones para Provoc y programas similares, además de comprender cómo las emociones de los asesores impactan las trayectorias de los estudiantes.
Keywords in Portuguese
EmoçõesFormação Científica
Programa de Vocação Científica
Provoc
Relações Orientador-Aluno
Keywords in Spanish
EmocionesEntrenamiento Cientifico
Programa de Vocación Científica
Provoc
Relaciones Asesor-Estudiante
Share