Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64473
INFLUÊNCIA DO LETRAMENTO EM SAÚDE NO TRATAMENTO DA DIABETES MELLITUS: UM OLHAR NECESSÁRIO
Matos, Taís Alves de Lima | Date Issued:
2023
Author
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
As doenças crônicas não transmissíveis são os principais agravos comumente vistos na prática médica na Atenção Básica. Na comunidade do Alto Alegre I, em Maracanaú, no Ceará, não é diferente, o índice de diabéticos corresponde a 2% da população e, somado a isso, existe uma série de problemas sociais que acabam dificultando o tratamento. A comunidade tem escassez de saneamento básico, índices alarmantes de analfabetismo e desemprego. Esse contexto, principalmente em tempos de pandemia, ocasionou deficiência na adesão e descontinuidade do tratamento pela equipe de saúde da família. Com famílias inteiras não alfabetizadas, a taxa de alfabetização do bairro ficou distante da última pesquisa do IBGE, que apresentou um índice de escolarização de 97,4% para o município. As mulheres são grandes protagonistas no cuidado das famílias e representam a parcela da população com maior participação no cuidado. O estudo tem como objetivo analisar a influência do Letramento Funcional em Saúde no controle da Diabetes Mellitus tipo 2 em mulheres residentes na comunidade de Alto Alegre I, atendidas na Unidade Básica de Saúde da Família Luís de Queiroz Uchôa, em Maracanaú/CE. Neste sentido garantir o empoderamento das pessoas em relação ao autocuidado é um desafio para os profissionais da Unidade de Saúde da Família Luís de Queiroz Uchoa, por este motivo a proposta de produto deste estudo é uma cartilha para o acesso fácil e de linguagem popular para que os usuários diabéticos e suas famílias pudessem ter mais autonomia e acompanhamento do cuidado, de forma em que conseguissem ser participantes ativos do seu tratamento A partir da elaboração de um instrumento, construído a partir das principais dúvidas sobre a doença, coletadas em entrevistas com mulheres com diabetes, baixa escolaridade e com pouco ou nenhum letramento sobre a doença. Assim, foi elaborada uma cartilha educativa com ilustrações e informações que pudesse auxiliar no autocuidado. Utilizando a metodologia de análise temática, o estudo demonstrou várias situações de vulnerabilidades sociais a que essas mulheres foram submetidas, e o quanto os determinantes sociais interfiram na saúde e no processo saúde-doença, nesse caso interferindo negativamente no controle da diabetes mellitus tipo 2.
Abstract
Chronic non-communicable diseases are the main problems seen in medical practice in Primary Care. In the community of Alto Alegre I, in Maracanaú, Ceará, it is not so different, considering that the rate of diabetics corresponds to 2% of the population and, added to this, there is a large number of social problems that make treatment difficult. The community has a lack of basic sanitation, alarming rates of illiteracy and unemployment. This context, especially during the pandemic, led to poor adherence and discontinuation of treatment by the family health team. With entire families not literate, the neighborhood's literacy rate was far from the last IBGE survey, which showed a schooling rate of 97.4% for the city (1). Women are largely responsible for taking care of their families, representing the majority of the population in this daily activity. The study seeks to analyze the influence of Functional Health Literacy on the control of Type 2 Diabetes Mellitus in women living in the community of Alto Alegre I, attended at the Basic health Unit of the Luís de Queiroz Uchoa, in Maracanaú, Ceará. Therefore, ensuring people's empowerment in relation to self-care is a challenge for professionals at the Basic health Unit of the Luís de Queiroz Uchoa. For this reason, the proposed product of this study is an easy-to-access booklet with colloquial language so that diabetic users and their families can have more autonomy and followup care, so that they can be active participants in their treatment From the development of an instrument, constructed from the main questions about the disease, gathered in interviews with women with diabetes, low education and with little or no literacy about the disease. Therefore, an educational booklet was created with illustrations and information that could help with self-care. Using the thematic analysis methodology, the study demonstrated several situations of social vulnerability to which these women were exposed and the extent to which social determinants interfere with health and the health-disease process, in this case negatively interfering in the control of type 2 diabetes mellitus.
Share