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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64941
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
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A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS E OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA PREVINE BRASIL
Financiamento da Assistência à Saúde
Política de Saúde
Saúde da Família
Sistema Único de Saúde
Pesquisa Qualitativa
Primary Health Care
Health Financing
Health Policy
Cruz, Rhalliete Souza | Date Issued:
2024
Alternative title
The perception of professionals and the challenges of implementing the Previne Brasil ProgramAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A partir de 2019, foi implementado na Atenção Primária à Saúde (APS) do SUS um novo modelo de financiamento baseado em capitação ponderada e pagamento por desempenho com o programa Previne Brasil. Os resultados da implementação de um programa dependem dos profissionais da ponta para que as mudanças pretendidas se viabilizem e se transformem em resultado. O objetivo deste estudo foi contribuir para o entendimento dos desafios da implementação do Previne-Brasil a partir da descrição da percepção dos profissionais de três níveis de gestão municipal (gestor de nível central, gestor de unidade de saúde e profissional da ponta) sobre as modificações promovidas por esse programa na APS. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa de entrevistas, interpretadas com base na metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Foram entrevistadas dez profissionais de saúde da APS no município de Santo Antônio de Jesus-BA. Nas falas que trazem a percepção das profissionais sobre a APS, esta é definida principalmente como porta de entrada dos usuários ao serviço de saúde. A função de prevenção é destacada em várias entrevistas, em detrimento de outras funções. Discordâncias importantes entre as profissionais são registradas para as percepções sobre avanços nos atributos essenciais da APS primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e participação da comunidade nas decisões. O grande destaque do Previne nas falas de profissionais e gestores são os indicadores, a necessidade de cumprir metas estabelecidas para os mesmos e de seu monitoramento como elemento central da gestão para garantir um incentivo pecuniário O acesso aos recursos para a implementação do Programa na percepção da gestão central é salientado por mudanças presentes em questões de autonomia, agilidade e monitoramento dos indicadores focalizada no atingimento de metas. A autonomia possível é uma autonomia restrita, sendo focada na implementação de ações visando melhorar os indicadores. A visão dos gestores reproduz a linha de argumentos previstos nas diretrizes nacionais para a organização dos serviços de APS. Contudo, na percepção dos profissionais da ponta não se confirma com essa visão. A pandemia COVID-19 impactou diretamente a implementação do programa Previne Brasil, pois ocorreram no mesmo período. Os indicadores de desempenho foram vistos como ponto central deste estudo, muitas vezes como foco crucial da estrutura e do planejamento da Atenção Primária do Município. Em conclusão, as falas remetem a uma percepção reducionista da APS e das potencialidades da gestão, sinalizando substanciais desafios para o SUS.
Abstract
In 2019, the Previne-Brasil Program, a new financing model based on weighted capitation and pay for performance, was deployed in SUS´s primary health care (PHC). The implementation of policies is highly reliant on “street level bureaucrats” (“frontline”professionals) for their success. This study aims to throw light on the challenges of implementing Previne-Brasil by describing municipal central level managers’, health unit managers’ and attending professionals’ perceptions on Previne-Brasil and changes promoted by it. We used a descriptive, qualitative and exploratory approach based on Laurence Bradin´s content analysis methodology. Ten PHC health professionals from the municipality of Santo Antonio de Jesus, state of Bahia, were interviewed. Professionals' perceptions about PHC shows it to be mainly defined as the gateway for users to the health service. The prevention function is highlighted in several interviews, to the detriment of other functions. Important disagreements between professionals are recorded regarding perceptions about advances in the essential attributes of PHC - first contact, longitudinality, comprehensiveness and community engagement. Professionals and managers highlight in their speeches on Previne the indicators, the need to meet targets established for them and their monitoring as a central element of management to guarantee a pecuniary incentive Access to resources for the implementation of the Program in the perception of central management is intertwined with issues of autonomy, agility and monitoring of indicators focused on achieving goals. Autonomy is limited to implementing actions aimed at improving indicators. The managers' vision reproduces the line of arguments set out in the national guidelines for the organization of PHC services. However, attending professionals do not sponsor the same view. The COVID-19 pandemic directly impacted the implementation of the Previne Brasil program, as it occurred in the same period. Performance indicators were seen as the central point in this study, often as a crucial focus of the structure and planning of Primary Care in the Municipality. In conclusion, the statements suggest a reductionist perception of PHC and of the potential of management, signaling substantial challenges for the SUS.
DeCS
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Saúde da Família
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