Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65239
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO ESTUDANTE DE MEDICINA
Alternative title
Socialization process in the identity development of the medicine studentAffilliation
Fundação Universidade Regional de Blumenau. Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras, Blumenau. Programa de Pós-Graduação em Educação. SC, Brasil.
Fundação Universidade Regional de Blumenau. Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras, Blumenau. Programa de Pós-Graduação em Educação. SC, Brasil.
Fundação Universidade Regional de Blumenau. Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras, Blumenau. Programa de Pós-Graduação em Educação. SC, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo teve por objetivo evidenciar e analisar as mudanças relativas às expectativas do tornar-se médico ao longo da graduação em medicina.Fizeram parte da pesquisa, realizada entre abril e junho de 2018, estudantes de medicina matriculados na primeira, quinta, oitava e décima segunda fases de uma instituição pública de Ensino Superior de Santa Catarina. Após aplicação de questionário, foram analisadas 145 respostas à seguinte pergunta: Por que você escolheu cursar medicina? Por meio de análise de conteúdo, evidenciou a presença crescente, no decorrer do curso, por aquilo que denominamos de ‘retorno financeiro’ e, de maneira inversa, o decrescente interesse por ‘ajudar ao próximo’. Os resultados, analisados com base em teorias que abordam os processos de socialização e de formação identitária mostraram que, apesar de inseridos em realidades socioculturais distintas, os indivíduos se encontram envoltos por ritos e estereótipos comuns, socialmente convencionados por padrões social e historicamente construídos pelo processo de constituição da identidade médica.
Abstract
The article had the goal of evidencing and
analyzing the changes regarding the expectations
involving becoming a doctor throughout Medicine
undergraduate studies. Between April and June 2018,
Medicine students enrolled in the first, fifth, eighth
and tenth stages of a public higher education institution in the state of Santa Catarina, Brazil, took part
in the study. After a questionnaire was applied, we
analyzed 145 answers regarding the following question: Why did you choose to take Medicine course?
Through content analysis, the data analysis evidenced
a growing presence, throughout the course, of what
we call ‘financial return,’ and, inversely, a decreasing
interest in ‘helping others.’ The results, which were
analyzed based on theories that approach the socialization and identity development processes, revealed that,
in spite the fact that they are inserted into different
sociocultural realities, the individuals find themselves
involved with rituals and common stereotypes that are
socially arbitrated by patterns that were socially and
historically developed by the process of constitution
of the medical identity.
Share