Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6584
Title: O uso de redes sociais via internet pela cooperação internacional tripartite Brasil-Cuba-Haiti: breve balanço de um ano de trabalho e propostas para a continuidade
Advisor: Santos, Nilton Bahlis dos
Silva, Luiza Rosângela da
Authors: Batista, Rebert de Lima
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O Haiti, país mais pobre das Américas, sofreu em janeiro de 2010 um terremoto que deixou 240 mil mortos, mais de um milhão de desabrigados e destruiu cerca de 80% das edifificações, colocando em colapso sua precária infraestrutura, incluindo a de saúde pública. Logo após o terremoto, o Twitter foi usado como plataforma de comunicação entre habitantes locais, jornalistas e voluntários em todo o mundo. Na esteira da ajuda humanitária aos haitianos, encontra-se a Cooperação Internacional Tripartite Brasil-Cuba-Haiti, integrado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cujo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz) deve encarregar-se de estratégias de informação que incluem desde a colaboração para campanhas de vacinação até a concepção e implantação de sistemas de informação, entre os quais estão sítios na Internet. Os sítios, integrados às redes sociais – notadamente blogs e microblogs como o Twitter – devem organizar e dar visibilidade à informação sobre as ações da Cooperação Tripartite. Aqui se propõe um balanço de como a Cooperação vem usando essas mídias/redes sociais e são apontados alguns caminhos para potencializar esse uso.
keywords: Twitter
DeCS: Mídias Sociais
Rede Social
Internet /utilização
Avaliação de Serviços de Saúde
Cooperação Internacional
Haiti
Brasil
Cuba
Issue Date: 2011
Citation: BATISTA, Rebert de Lima. O uso de redes sociais via internet pela cooperação internacional tripartite Brasil-Cuba-Haiti: breve balanço de um ano de trabalho e propostas para a continuidade. 2011. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Informação Científica e Tecnológica) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2011.
Date of defense: 2011
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Pós-Graduação em Acesso à Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Acesso à Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - Trabalhos de Conclusão de Curso - Especialização ICTS - RJ

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rebert de Lima Batista.pdf104.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.