Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66256
ENGAJAMENTO NA ABORDAGEM AMBIENTAL EM FEIRAS DE CIÊNCIAS DO RIO DE JANEIRO
Alternative title
Engagement in Environmental Approach at Science Fairs in Rio de JaneiroAffilliation
Prefeitura de Duque de Caxias. Secretaria Municipal de Educação. Duque de Caxias, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A escola necessita de experiências educativas que favoreçam a construção de saberes centrados em questões ambientais, como a percepção de pertencimento dos seres humanos à natureza nas dimensões histórica, cultural, biológica e social. Nesse sentido, as feiras de ciências se encaixam como um potencial instrumento pedagógico para a abordagem da educação ambiental (EA), pois oportunizam a troca de saberes entre estudantes, educadores e comunidade. Partindo dessa perspectiva, o presente trabalho enfatiza as contribuições dessas feiras para a promoção da EA em diálogo com o ensino de Ciências. Nele, avaliamos 475 resumos das edições de 2016, 2017 e 2018 da Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti). Os resultados demostraram que, nas três edições, a EA foi contemplada nos projetos dos estudantes e educadores.
Abstract
The school needs educational experiences that favor the construction of knowledge centered on environmental issues such as the perception of human beings belonging to nature in the historical, cultural, biological and social dimensions. In this sense, Science Fairs fit in as a potential pedagogical instrument for the Environmental Education (EE) approach, as they provide an opportunity for the exchange of knowledge between students, educators and the community. From this perspective, this work emphasizes the contributions of Science Fairs to the promotion of EE in dialogue with Science Teaching. In this work, we evaluated 475 abstracts from the 2016, 1027 and 2018 editions of the Science Technology and Innovation Fair of the State of Rio de Janeiro (FECTI). This results showed that in three editions EE was included in the projects of the students and educators.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
La escuela necesita experiencias educativas que favorezcan la construcción de conocimientos centrados en cuestiones ambientales, como la percepción de la pertenencia del ser humano a la naturaleza en las dimensiones histórica, cultural, biológica y social. En este sentido, las ferias científicas son un potencial instrumento pedagógico para abordar la educación ambiental (EA), ya que brindan una oportunidad para el intercambio de conocimientos entre estudiantes, educadores y la comunidad. Desde esta perspectiva, este trabajo enfatiza los aportes de estas ferias a la promoción de la EA en diálogo con la enseñanza de las Ciencias. En él evaluamos 475 resúmenes de las ediciones de 2016, 2017 y 2018 de la Feria de Ciencia, Tecnología e Innovación del Estado de Río de Janeiro (Fecti). Los resultados demostraron que, en las tres ediciones, EA fue incluida en los proyectos de estudiantes y educadores.
Share