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Sustainable Development Goals
16 Paz, Justiça e Instituições EficazesCollections
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A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM SAÚDE NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO
La educación profesional técnica de nivel medio en salud en la red federal de educación
Educação em Saúde
Ensino Fundamental e Médio
Instituições Acadêmicas
Governo Federal
Alternative title
Middle level professional technical education in health in the federal education networkLa educación profesional técnica de nivel medio en salud en la red federal de educación
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A educação profissional precisa ser pensada e implementada como uma ação estratégica, considerando as potencialidades tecnológicas locais e regionais, realçando sua interação com o mundo do trabalho e, fundamentalmente, com a sociedade local, com a função primordial de formação cidadã e preparando o jovem para ser agente ativo nos processos de desenvolvimento social, econômico e cultural. A partir dessa premissa, o presente artigo propôs uma análise das matrículas na educação profissional, destacando-se dados e informações relevantes para a compreensão do atual cenário da formação de recursos humanos na área da saúde promovida por instituições federais no Brasil. O estudo aponta um aparente descolamento entre as políticas de expansão da rede federal de educação profissional na área da saúde e as demandas do Ministério da Saúde para suprir a carência de profissionais de nível médio em saúde, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e, particularmente, fora dos grandes centros urbanos.
Abstract
Professional education needs to be considered and implemented as a strategic move, considering
local and regional technological potential, enhancing
their interaction with the labor world and, fundamentally, with the local community, with the primary
function of citizen training and preparing the youth
to be active agents in the social, economic, and cultural development processes. Based on this premise,
this paper proposes an analysis of enrollment in professional education, especially data and information
relevant to understanding the current scenario of the
training of human resources in health promoted by
federal institutions in Brazil. The study shows an apparent detachment between the federal vocational education network expansion policies in the health area
and the Ministry of Health's needs to address the lack
of mid-level health professionals, especially in the
North, Northeast and Midwest, and particularly outside of the major urban centers.
DeCS
Educação ProfissionalizanteEducação em Saúde
Ensino Fundamental e Médio
Instituições Acadêmicas
Governo Federal
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