Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66271
DEZ ANOS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL: UM ESTUDO DAS TESES E DISSERTAÇÕES
Diez años de la educación permanente como política de formación en salud en brasil: un estudio de las tesis y disertaciones
Alternative title
Ten years of permanent education as a health education policy in brazil: a study of theses and dissertationsDiez años de la educación permanente como política de formación en salud en brasil: un estudio de las tesis y disertaciones
Author
Affilliation
Prefeitura de Resende. Secretaria Municipal de Saúde. Resende, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Departamento de Planejamento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Niterói, RJ, Brasil.
Prefeitura de Duque de Caxias. Duque de Caxias, RJ, Brasil.
Universidade Estácio de Sá. Curso de Enfermagem. Macaé, RJ, Brasil.
Instituto Federal Fluminense. Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Departamento de Planejamento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Niterói, RJ, Brasil.
Prefeitura de Duque de Caxias. Duque de Caxias, RJ, Brasil.
Universidade Estácio de Sá. Curso de Enfermagem. Macaé, RJ, Brasil.
Instituto Federal Fluminense. Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O artigo teve como objetivo revelar a produção do conhecimento sobre educação permanente em saúde com base no levantamento de teses e dissertações brasileiras produzidas desde a publicação da primeira portaria relativa à Política Nacional de Educação Permanente, em 2004, até 2013. Foram pesquisadas informações sobre autoria, conteúdo e achados, avaliados em perspectiva bibliométrica. Constatou-se a predominância na autoria de mulheres com formação em enfermagem e serviço social e filiação institucional nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Verificou-se a concentração de estudos descritivo-exploratórios, abordagens qualitativas e entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados. Na análise das referências bibliográficas, observaram-se três categorias: publicações do Ministério da Saúde, referências de autores diversos e referências relacionadas ao método. A pesquisa procurou reforçar a necessidade de inclusão da ‘educação permanente' como descritor e revelou concentração de estudos no campo das políticas de saúde, atenção básica e ensino.
Abstract
The article aimed to reveal the production
of knowledge on permanent health education based
on a survey of Brazilian theses and dissertations produced since the enactment of the first ordinance on
the National Policy for Permanent Education, in 2004
until the year 2013. Information on authorship, content, and findings were surveyed and evaluated from
the bibliometric perspective. It was found that there
is a predominance of authorship by women with training in nursing and social services and with institutional affiliation in Southern and Southeastern Brazil.
It was noted that there is a concentration of descriptive and exploratory studies, qualitative approaches
and semi-structured interviews as a data collection technique. When analyzing the bibliographic references,
there were three categories: Ministry of Health publications, references from various authors, and references related to the method. The research sought to
reinforce the need for the inclusion of 'permanent education' as a descriptor and revealed a concentration of
studies in the fields of health policy, primary health
care, and education.
Share