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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66276
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE MENTAL E O PROCESSO DE TRABALHO NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
La producción del conocimiento en salud mental y el proceso de trabajo en el centro de atención psicosocial
Alternative title
Production of knowledge in mental health and the work process at the psychosocial care centerLa producción del conocimiento en salud mental y el proceso de trabajo en el centro de atención psicosocial
Affilliation
Universidade Federal Fluminense. Centro de Ciências Médicas. Escola de Enfermagem. Niterói, RJ, Brasil.
Secretaria Municipal de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Psiquiatria. Programa de Psiquiatria. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Secretaria Municipal de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Psiquiatria. Programa de Psiquiatria. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A premência das mudanças no campo da saúde mental provenientes do redirecionamento do modelo assistencial trouxe à cena o tema da formação como elemento decisivo para a sustentação do processo de reforma psiquiátrica brasileira. Este artigo apresenta resultados da pesquisa “Política de saúde mental no município do Rio de Janeiro: um estudo sobre as metodologias de formação e qualificação das equipes de saúde mental”, que teve como objetivo estudar o modo como as equipes dos centros de atenção psicossocial do município do Rio de Janeiro produzem sua agenda de formação permanente em saúde mental e como os profissionais reconhecem as formas de produzir conhecimento, pensar e agir no encontro com o trabalho e a produção do cuidado. Empregamos a observação simples e o grupo focal para coleta de dados. A análise do material procurou identificar a associação das práticas discursivas, que desenham territórios existenciais, com a prática pedagógica no processo de trabalho, articulada ao conceito de analisador. Nesse processo de investigação, foi possível identificar a produção de novas referências de saber, produzidas no ato do trabalho, capazes de transformar o mundo do trabalho e de ativar um cuidado ético, responsável e centrado nos interesses dos usuários.
Abstract
The urgency of changes in the field of mentalhealth derived from the redirection of the assistancemodel introduced the issue of training as a decisiveelement to support of the Brazilian psychiatric refor-mation process. This article presents the results of the"Mental health policy in the city of Rio de Janeiro: Astudy on the methods of training and qualification ofmental health teams" research project, which aimedto study how the psychosocial care teams at the psy-chosocial care centers in the municipality of Rio deJaneiro, Brazil, produce their continuing educationagenda in mental health and how the professionals re-cognize the ways of producing knowledge, thinking,and acting at the place where work and the produc-tion of care come together. We use simple observationand focus groups to collect data. The analysis of thematerial sought to identify the association of the dis-cursive practices, which draw existential territories,with the pedagogical practice in the work process,joined with the analyzer concept. In the investigationprocess it was possible to identify the production ofnew knowledge references, produced during work,capable of transforming the labor world and enablingethical, responsible care, one that is focused on theusers' interests.
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