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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66500
ESTUDANTES, DOCENTES E PROFISSIONAIS NA ATENÇÃO BÁSICA: COEXISTÊNCIA SEGUNDO A FENOMENOLOGIA HEIDEGGERIANA
Estudiantes,docentes y profesionales en la atención básica: coexistencia según la fenomenología heideggeriana
Atenção primária à saúde
Serviços de integração docente-assistencial
Estágios
Pesquisa qualitativa
Primary health care
Teaching-care integration services
Internships
Qualitative research
Atenção Primária à Saúde
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Pesquisa Qualitativa
Alternative title
Students, professors, and professionals in primary care: coexistence according to the heidegger phenomenologyEstudiantes,docentes y profesionales en la atención básica: coexistencia según la fenomenología heideggeriana
Author
Affilliation
Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil. Londrina, PR, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Saúde Coletiva. Londrina, PR, Brasil.
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Orientação Profissional. São Paulo, SP. Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Saúde Coletiva. Londrina, PR, Brasil.
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Orientação Profissional. São Paulo, SP. Brasil.
Abstract in Portuguese
O estudo buscou compreender a coexistência entre estudantes, docentes e profissionais em unidades básicas de saúde. Tratou-se de pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem fenomenológica hermenêutica, apoiada no referencial teórico filosófico de Martin Heidegger, realizada com estudantes, profissionais da rede de serviços e docentes que acompanham estudantes em atividades realizadas em unidades básicas de saúde da região metropolitana de um município de grande porte do sul do Brasil. A coleta dos dados aconteceu entre os meses de novembro de 2013 e março de 2015, por meio de entrevistas gravadas e orientadas por um roteiro de questões. Os participantes foram selecionados intencionalmente, totalizando 23 entrevistados. A coexistência entre estudantes, docentes e profissionais na unidade básica de saúde mostrou-se permeada por diferentes modos de ser. Nela desvelaram-se conflitos ligados à linguagem, mais precisamente na verbalização e na escuta. Essa relação foi reconhecida como importante para o ensino-aprendizagem e para reflexões sobre adequações no processo de trabalho.
Abstract
This study sought to understand the coexistence between students, professors, and professionals
at basic health units. This was a qualitative research
study with a hermeneutic phenomenological approach,
based on the philosophical theoretical frameworks of
Martin Heidegger and carried out with students, network services professionals, and professors monitoring students in their activities at basic health units
in the metropolitan area of a large city in southern
Brazil. Data were collected through recorded interviews guided by a list of questions from November
2013 to March 2015. Participants, totaling 23 respondents, were selected intentionally. Coexistence among
students, professors, and professionals at the basic
health unit proved to be permeated by different ways
of being. They unveiled conflicts related to language,
specifically in verbalization and listening. This relationship was recognized as important for teachinglearning and for reflections on adjustments in the
work process.
Keywords in Portuguese
Educação superiorAtenção primária à saúde
Serviços de integração docente-assistencial
Estágios
Pesquisa qualitativa
Keywords
Higher educationPrimary health care
Teaching-care integration services
Internships
Qualitative research
DeCS
UniversidadesAtenção Primária à Saúde
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Pesquisa Qualitativa
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