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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66593
COMPETÊNCIAS ANDRAGÓGICAS DOS DOCENTES ENFERMEIROS QUE ATUAM NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PAULISTANA
Competencias andragógicas de los docentes enfermeros que actúan en la graduación en enfermería paulistana
Alternative title
Andragogical skills of nursing professors working in undergraduate education in nursing in São PauloCompetencias andragógicas de los docentes enfermeros que actúan en la graduación en enfermería paulistana
Affilliation
Centro Universitário Anhanguera. São Bernardo do Campo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. São Paulo, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo foi avaliar o nível de desempenho do enfermeiro docente nas competências essenciais para a educação de adultos, na perspectiva andragógica. Estudo descritivo, comparativo, transversal, quantitativo, foi desenvolvido com 226 docentes enfermeiros que atuavam em vinte cursos de graduação em enfermagem. Utilizou-se estatística descritiva, testes não paramétricos e software Minitab® 16. A população tinha predominantemente entre 46-55 anos, era majoritariamente do gênero feminino, formou-se em escola pública e cursou especialização, mestrado e menos da metade também doutorado. Os professores se consideraram aquém do nível que deveriam ter para a educação de adultos, encontravam-se distantes do ideal para as competências que almejavam alcançar e declararam domínio maior para facilitar a aprendizagem do que para desenvolver e administrar programas de educação de adultos. Concluiu-se que o nível de desempenho dos docentes foi homogêneo, não havendo diferenças significativas na comparação dos resultados com as características da população.
Abstract
The aim was to evaluate the level of performance of the teaching nurse in core competencies in
adult education from the andragogical perspective.
This descriptive, comparative, cross-sectional, quantitative study was carried out with 226 teacher nurses
working at twenty undergraduate nursing courses.
Descriptive statistics, nonparametric tests and the Minitab® 16 software were used. The population's age
ranged, predominantly, from 46 to 55 years, they were
mostly female, had graduated from public schools and
attended specialization and master's degree courses;
fewer than half held doctorates. The professors considered themselves below the level they should be
at for adult education, distant from the ideal for the
skills they sought to achieve, and stated they had
more control to facilitate learning than to develop and
manage adult education programs. It was concluded
that the professors' performance levels were homogeneous, with no significant differences when comparing the results with the population's characteristics.
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