Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66622
GRADUAÇÃO EM SAÚDE, UMA REFLEXÃO SOBRE ENSINO-APRENDIZADO
Graduación en salud, una reflexión sobre enseñanza-aprendizaje
Alternative title
Undergraduate education in health, a reflection on teaching-learningGraduación en salud, una reflexión sobre enseñanza-aprendizaje
Affilliation
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Saúde Coletiva. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Natal, RN, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Saúde Coletiva. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Natal, RN, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Saúde Coletiva. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Natal, RN, Brasil.
Abstract in Portuguese
O ensino superior em saúde exerce papel fundamental na sociedade porque os egressos dos cursos ofertados na área serão os futuros prestadores de assistência à população. O objetivo deste estudo foi analisar publicações na literatura a respeito da graduação na área da saúde, cuja metodologia foi uma revisão narrativa, com 51 materiais selecionados na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (enfocados na graduação, metodologias de ensino e relação teoria-prática). Os resultados mostraram a importância de atrelar teoria e prática e divergências em relação às metodologias de ensino, com a necessidade de um olhar crítico sobre elas, além de fragilidades na formação pedagógica de docentes. Conclui-se que o dissenso quanto às metodologias de ensino e a preocupação com a formação de discentes e docentes mostra a necessidade de realizar debates de modo a socializar experiências e ideias nesse importante campo do conhecimento que deem respostas às necessidades sociais.
Abstract
Higher education in health plays a fundamental role in society because the graduates of the
courses offered in this area will be the future providers of care to the population. This study aimed
to analyze publications in the literature regarding
undergraduate work in health, the methodology of
which was a narrative review, with 51 stories selected in the Virtual Library in Health database (focused
on undergraduate education, teaching methods, and
the theory-practice relation). The resultsshowed the importance of connecting theory and practice, the differences in teaching methodologies - which must be
analyzed critically -, and the weaknesses in the pedagogical training of teachers. It was concluded that the
dissent with regard to the teaching methodologies and
concern with the training of teachers and students
shows the need for discussions to socialize experiences and ideas in this important field of knowledge
and to meet social needs.
Share