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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66699
PROCESSO DE TRABALHO EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA E A EDUCAÇÃO PERMANENTE
Proceso de trabajo en unidad de salud de la familia y la educación permanente
Alternative title
Work process at a family health unit and continuing educationProceso de trabajo en unidad de salud de la familia y la educación permanente
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Associação Brasileira de Odontologia. Recife, PE, Brasil.
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva. Recife, PE, Brasil.
Associação Brasileira de Odontologia. Recife, PE, Brasil.
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
A educação permanente em saúde propõe a criação de espaços coletivos com a finalidade de levar os trabalhadores da saúde à reflexão e avaliação de seus atos produzidos no cotidiano, a fim de buscar a transformação das práticas de saúde e de educação. Este artigo propôs a discussão da educação permanente com base nas ponderações feitas pelos trabalhadores da Estratégia Saúde da Família quanto aos processos de sua atividade profissional. Para isso, desenvolveu-se um estudo qualitativo, com a utilização da técnica de grupo focal. Como resultado, verificou-se que a reflexão dos profissionais de saúde sobre a realidade do próprio cotidiano de trabalho permitiu uma discussão acerca da educação permanente e, em consequência, o início de um processo de mudança de suas práticas.
Abstract
Continuing education in health proposes
the creation of collective spaces to lead health workers to reflect on and evaluate their actions in daily
life in order to seek the transformation of health and
education practices. This article proposes a discussion
on continuing education based on the considerations
made by the Family Health Strategy workers with regard to the processes of their professional activity. A
qualitative study using the focal group technique was
developed for the discussion. As a result, it was found
that the health professionals' reflection about the reality of their own daily work allowed for a discussion
on continuing education and, thus, the onset of a
process of changing their practices.
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