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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66701
EDUCAÇÃO PERMANENTE NO CONTEXTO HOSPITALAR: A EXPERIÊNCIA QUE RESSIGNIFICA O CUIDADO EM ENFERMAGEM
Educación permanente en el contexto hospitalario: la experiencia que resignifica el cuidado en enfermería
Educação permanente
Educação em saúde
Prática profissional
Aprendizagem
Alternative title
Permanent education in the hospital context:the experience that brings new meaning to nursing careEducación permanente en el contexto hospitalario: la experiencia que resignifica el cuidado en enfermería
Affilliation
Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade do Estado de Santa Catarina. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade do Estado de Santa Catarina. Chapecó, SC, Brasil.
Abstract in Portuguese
O artigo aborda o processo de formação vivenciado por enfermeiras educadoras no contexto hospitalar, na perspectiva da educação permanente em saúde, com destaques para as experiências que constituíram esse processo, os sentidos dessa formação e as mudanças decorridas no desenvolvimento do cuidado de enfermagem com base nas aprendizagens significativas. Tratou-se de estudo qualitativo exploratório-descritivo, desenvolvido por meio de grupos focais com sete enfermeiras que atuavam no Programa de Educação Permanente em Enfermagem num hospital universitário, em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2010, à luz dos pressupostos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A análise de conteúdo, do tipo temático, foi realizada utilizando-se o software NVivo 8.0 para organização e categorização dos dados obtidos. Os resultados mostraram que a participação das enfermeiras no programa resultou em abertura para diversas mudanças no seu processo de trabalho e na modelagem de ensino-aprendizagem instituída, ampliando conceitos e espaços de formação com ênfase no aprendizado coletivo no trabalho e sobre ele, o que causa impacto no cuidado de enfermagem.
Abstract
The article discusses the training process
educator nurses get in the hospital context from the
perspective of permanent education in health, highlighting the experiences that constituted this process,
the meanings of the training, and the changes that
took place in the development of nursing care based
on meaningful learning. This was an exploratory, descriptive qualitative study developed through focus
groups with seven nurses working in the Continuing
Education Program in Nursing at a university hospital in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, in 2010,
the light of the assumptions set forth under the National Policy of Permanent Education in Health. The
thematic analysis of the content made using the NVivo
8.0 software for organizing and categorizing data. The
resultsshowed that the nurses' participation in the program resulted in opening to several changes in their
work process and in the established teaching-learning
modeling, expanding training concepts and spaces
with an emphasis on collective learning at work and
on it, which impacts nursing care.
Keywords in Portuguese
Educação em enfermagemEducação permanente
Educação em saúde
Prática profissional
Aprendizagem
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