Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66711
JOGANDO “O MUNDO DO TRABALHO”: EXPERIÊNCIA DOCENTE NO CURSO TÉCNICO DE ANÁLISES CLÍNICAS
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio atua na educação profissional em saúde. Os alunos são adolescentes, jovens e adultos, em sua maioria trabalhadores inseridos nos serviços de saúde. A Iniciação à Educação Politécnica é um componente curricular dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. O Eixo Trabalho faz parte desse componente e aborda reflexões, dentre outros temas, sobre a dimensão histórica e ontológica do trabalho. A fim de dinamizar essas discussões foi desenvolvido o jogo “O Mundo do Trabalho” pelo corpo docente desse eixo, como uma estratégica lúdica de ensino. Com o objetivo de consolidar os conteúdos ministrados, este jogo estimula o trabalho em conjunto e o enfrentamento de situações-problema, com regras complexas, perguntas e respostas, mesclando aprendizado e sorte. Este trabalho descreve a experiência docente de aplicação do jogo “O Mundo do Trabalho” para as turmas de primeiro ano do curso técnico em Análises Clínicas da EPSJV por um período de três anos consecutivos, contabilizando um total de 96 alunos envolvidos nesta atividade. Como resultado, verificou-se que essa metodologia promoveu uma integração entre conceitos e uma maior apreensão dos conteúdos ministrados nas aulas, possibilitando a elaboração de referenciais sobre o universo do trabalho. Além disso, constituiu-se como um exercício de revisão e de avaliação da apreensão e sistematização do conteúdo trabalhado nas aulas. Portanto, esse recurso contribuiu para a construção do conhecimento sobre a temática, proporcionando aos estudantes uma visão crítica e propositiva da estrutura e organização do trabalho no mundo contemporâneo.
Abstract
The Joaquim Venâncio Polytechnic School of Health provides professional health education. The students are teenagers, young adults and adults, most of whom are workers in health services. Introduction to Polytechnic Education is a curricular component of the Technical Courses Integrated into High School. The Work Axis is part of this component and addresses reflections, among other topics, on the historical and ontological dimension of work. In order to stimulate these discussions, the game “The World of Work” was developed by the faculty of this axis as a playful teaching strategy. With the objective of consolidating the content taught, this game encourages teamwork and the confrontation of problem situations, with complex rules, questions and answers, combining learning and luck. This paper describes the teaching experience of applying the game “The World of Work” to the first-year classes of the technical course in Clinical Analysis at EPSJV for a period of three consecutive years, accounting for a total of 96 students involved in this activity. As a result, it was found that this methodology promoted integration between concepts and a greater understanding of the content taught in classes, enabling the development of references on the world of work. In addition, it was an exercise in reviewing and evaluating the understanding and systematization of the content covered in classes. Therefore, this resource contributed to the construction of knowledge on the subject, providing students with a critical and proactive view of the structure and organization of work in the contemporary world.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
La Escuela Politécnica de Salud Joaquim Venâncio opera en la educación profesional en salud. Los estudiantes son adolescentes, jóvenes y adultos, la mayoría de los cuales trabajan en servicios de salud. La Iniciación a la Educación Politécnica es un componente curricular de los Cursos Técnicos Integrados a la Enseñanza Media. El Eje Trabajo forma parte de este componente y aborda reflexiones, entre otros temas, sobre la dimensión histórica y ontológica del trabajo. Para estimular estas discusiones, el profesorado de este eje desarrolló el juego “El Mundo del Trabajo”, como estrategia didáctica lúdica. Con el objetivo de consolidar los contenidos impartidos, este juego fomenta el trabajo conjunto y el enfrentamiento de situaciones problemáticas, con reglas, preguntas y respuestas complejas, mezclando aprendizaje y suerte. Este trabajo describe la experiencia docente de aplicación del juego “El Mundo del Trabajo” a las clases de primer año de la carrera técnica en Análisis Clínicos de la EPSJV durante un período de tres años consecutivos, contabilizando un total de 96 estudiantes involucrados en esta actividad. . Como resultado, se encontró que esta metodología promovió una integración entre conceptos y una mayor comprensión de los contenidos impartidos en las clases, posibilitando la creación de referentes sobre el universo del trabajo. Además, constituyó un ejercicio de revisión y evaluación de la aprehensión y sistematización de los contenidos trabajados en clases. Por lo tanto, este recurso contribuyó a la construcción de conocimientos sobre el tema, brindando a los estudiantes una visión crítica y proposicional sobre la estructura y organización del trabajo en el mundo contemporáneo.
Share