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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66719
PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS E RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Principios pedagógicos y relaciones entre teoría y práctica en la formación de agentes comunitarios de salud
Alternative title
Educational principles and the relations between theory and practice in the training of community health agentsPrincipios pedagógicos y relaciones entre teoría y práctica en la formación de agentes comunitarios de salud
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Coordenação de Cooperação Internacional. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Coordenação de Cooperação Internacional. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Coordenação de Cooperação Internacional. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O artigo contempla reflexões teórico-epistemológicas sobre a relação entre teoria e prática na formação profissional em saúde, com base na experiência de preceptoria na formação técnica de agentes comunitários de saúde. Diversos arranjos curriculares têm colocado em pauta as dificuldades de associação entre os binômios teoria/prática e escola/mundo do trabalho. Alguns desses arranjos propostos para a formação do agente comunitário de saúde, tais como a forma como vem se configurando a modalidade concentração/dispersão, têm preservado ou mesmo fortalecido a lógica da formação para a reprodução mecânica dos procedimentos apreendidos ao longo da experiência profissional. Outros arranjos, dentre os quais a preceptoria e as práticas profissionais, sugerem a possibilidade da construção de relações mais orgânicas entre a sala de aula e o mundo do trabalho. Assim, apresentam-se as relações entre politecnia, preceptoria e práticas profissionais como proposição diante dos desafios de construção da práxis histórica desses trabalhadores.
Abstract
The article includes theoretical and epistemological reflections on the relationship between theory
and practice in professional training in health based
on the mentoring experience in the technical training
of community health workers. Several curricular arrangements have placed the difficulties of the association between the theory/practice and school/work
world dichotomies on their agendas. A few of these
arrangements proposed for training the community
health agent, such as the way the concentration/dispersion mode has been configuring itself, have preserved or even strengthened the logic of training for
the mere mechanical reproduction of the procedures
learned over experience at work. Other arrangements,
among which mentoring and professional practices,
suggest it is possible to build a more organic relationship between the classroom and the labor universe.
Thus, the relationship between polytechnic skills,
mentoring, and professional practices is presented as
a proposition to face the challenges of building the
historical praxis of these workers.
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