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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66791
A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA FORMAÇÃO EM ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE
Atenção primária á saúde
Internato e Residência$$2Decs
Pessoal de saúde
Odontólogos
Serviços de Saúde Bucal
Perfil sociodemográfico
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Estratégias de Saúde Nacionais
Área de Atuação Profissional
Ensino
Silva, Marcos Gustavo Oliveira da | Date Issued:
2024
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A integração ensino-serviço dentro da Atenção Primária à Saúde se constitui como a articulação e troca de conhecimentos entre os acadêmicos, professores e os profissionais do serviço. Apesar da Odontologia ainda ser influenciada pelo modelo biomédico e da unicausalidade das enfermidades, esforços podem ser observados no sentido de ampliarem as práticas e atuações dos profissionais de odontologia que atuam na Atenção Primária juntamente com seus estudantes. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais, que surgiram para o curso de odontologia desde 2001, definem princípios e diretrizes para a formação de cirurgiões-dentistas com perfis que contemplem o sistema de saúde vigente no país, com práticas de trabalho em equipe num sistema regionalizado e hierarquizado, na perspectiva de mudança na formação dos futuros profissionais. O treinamento em serviço é uma das estratégias educativas modernas, onde os formandos são capacitados para os desafios que a prática exige. Como objetivo deste estudo buscou-se analisar a integração ensino-serviço na formação em odontologia na perspectiva de preceptores da Estratégia de Saúde da Família em Caruaru-PE. O procedimento metodológico compreendeu a análise documental, revisão bibliográfica, questionário e entrevista estruturada aplicados aos cirurgiões-dentistas servidores e residentes em Atenção Primária, ambos atuando na preceptoria dos alunos de graduação em odontologia na Estratégia de Saúde da Família de Caruaru. O questionário abordou questões referentes aos dados sóciodemográficos, formação e atuação profissional dos preceptores. Também foram elencadas a postura/atitude dos preceptores com relação à dedicação e compromisso, interesse e iniciativa, acessibilidade e disponibilidade. Em relação à competência técnica/didática foram abordados o domínio do conteúdo, atualidade, prática educacional singular e recursos didáticos pedagógicos. Na entrevista foram abordadas as contribuições da integração ensino-serviço para a qualidade dos serviços prestados à população na Atenção Primária, para a formação dos estagiários de odontologia e para o crescimento profissional dos preceptores. Também foram discutidos os modos de avaliações do estágio curricular com os alunos e se existe momento de estudo com eles. Conclui-se que a presença de preceptores com diferentes formações profissionais, representados por cirurgiões dentistas servidores e residentes, reflete em diferentes comportamentos e visões no que diz respeito à integração ensino-serviço na Atenção Primária e nesta perspectiva efetivamente esta integração traz benefícios para todos os atores envolvidos nela.
Abstract
Teaching-service integration within Primary Health Care is constituted as the articulation and exchange of knowledge between academics, teachers and service professionals. Although Dentistry is still influenced by the biomedical model and the single causality of illnesses, efforts can be observed to expand the practices and actions of dentistry professionals who work in Primary Care together with their students. The new National Curricular Guidelines, which emerged for the dentistry course since 2001, define principles and guidelines for the training of dental surgeons with profiles that contemplate the health system in force in the country, with teamwork practices in a regionalized and hierarchical system. , with a view to changing the training of future professionals. In-service training is one of the modern educational strategies, where trainees are trained to face the challenges that practice requires. The objective of this study was to analyze teaching-service integration in dentistry training from the perspective of preceptors of the Family Health Strategy in Caruaru-PE. The methodological procedure comprised document analysis, bibliographic review, questionnaire and structured interview applied to dental surgeons working and residents in Primary Care, both working in the preceptorship of undergraduate dentistry students in the Caruaru Family Health Strategy. The questionnaire addressed questions regarding sociodemographic data, training and professional performance of preceptors. The preceptors' posture/attitude regarding dedication and commitment, interest and initiative, accessibility and availability were also listed. In relation to technical/didactic competence, the domain of content, current affairs, unique educational practice and teaching resources were addressed. The interview addressed the contributions of teaching-service integration to the quality of services provided to the population in Primary Care, to the training of dentistry interns and to the professional growth of preceptors. Methods of evaluating the curricular internship with students and whether there is time to study with them were also discussed. It is concluded that the presence of preceptors with different professional training, represented by dental surgeons and residents, reflects different behaviors and views with regard to teaching-service integration in Primary Care and from this perspective, this integration effectively brings benefits to everyone the actors involved in it.
Keywords in Portuguese
Saúde da Família$$2DecsDeCS
PreceptoriaAtenção primária á saúde
Internato e Residência$$2Decs
Pessoal de saúde
Odontólogos
Serviços de Saúde Bucal
Perfil sociodemográfico
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Estratégias de Saúde Nacionais
Área de Atuação Profissional
Ensino
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