Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66830
FORMAÇÃO PARA O SUS: UMA ANÁLISE SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SAÚDE COLETIVA
Formación para el SUS: un análisis sobre las concepciones y prácticas pedagógicas en salud colectiva
Alternative title
Training for the UHS: an analysis of the pedagogical conceptions and practices in public healthFormación para el SUS: un análisis sobre las concepciones y prácticas pedagógicas en salud colectiva
Author
Affilliation
Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Ortodontia e Saúde Coletiva. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Medicina de Botucatu. São Paulo, SP,Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas. Bauru, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Medicina de Botucatu. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Ortodontia e Saúde Coletiva. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Medicina de Botucatu. São Paulo, SP,Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas. Bauru, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Medicina de Botucatu. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Ortodontia e Saúde Coletiva. São Paulo, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
O preparo pedagógico do docente da área da saúde, diante das exigências da educação contemporânea e das diretrizes curriculares nacionais, tem relação direta com a formação de profissionais para atender às necessidades do Sistema Único de Saúde. Fundamentado nessa premissa, este estudo buscou analisar perfil de formação, bases da ação e planejamento pedagógico do docente de enfermagem orientador de estágio em Saúde Coletiva de instituições de ensino superior de dois municípios do centro-oeste paulista, à luz das políticas públicas de educação e saúde. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. A análise empreendida apontou que a prática pedagógica dos 11 docentes entrevistados sofria influência da cultura institucional da educação superior brasileira. As atividades rotineiras estavam calcadas em conteúdos das ciências biológicas, organizados sob a égide da assistência de enfermagem; na exposição oral e reprodução de técnicas biomédicas; na desarticulação entre teoria e prática e no isolamento do trabalho docente. Concluiu-se que as competências docentes nas dimensões educacionais, organizacionais e relacionais precisam ser ampliadas em direção ao planejamento da ação pedagógica, aproximando-se dos referenciais teóricos e filosóficos do SUS e da educação contemporânea, em busca de uma prática integrada, coletiva, democrática, promotora da saúde e da qualidade de vida.
Abstract
The pedagogical preparation of educators
in the health area, in the face of the demands of contemporary education and of the Brazilian curriculum
guidelines, is directly related to the training of professionals to meet the needs of the Unified Health System. Based on this premise, this study investigates the
training profile, the bases of the action, and the pedagogical planning of the professor of nursing who
is the advisor of the internship in Collective Health
at colleges in two mid-western municipalities in the
state of São Paulo, Brazil, under the light of the public policies of education and health. The data obtained were submitted to thematic content analysis.
The analysis showed that the pedagogical practice of
the 11 professors surveyed was influenced by the institutional culture of Brazilian higher education. Routine
activities were modeled based on biological science
contents, organized under the aegis of nursing care;
on oral and reproductive biomedical techniques; on
the disarticulation between theory and practice, and
on the isolation of teaching. It was concluded that the
teaching skills in the educational, organizational, and
relational dimensions need to be enhanced towards
the planning of pedagogical action, approaching the
theoretical and philosophical references of the UHS
and contemporary education, seeking an integrated,
collective, democratic, and practice promoting health
and quality of life.
Share