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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66832
NAS TRILHAS DA UTOPIA: TECENDO O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO EM UM CURSO DE NUTRIÇÃO
En los senderos de la utopía: construyendo el proyecto político y pedagógico en un curso de nutrición
Alternative title
On the tracks of utopia:weaving the political-pedagogical project in a nutrition courseEn los senderos de la utopía: construyendo el proyecto político y pedagógico en un curso de nutrición
Affilliation
Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade Federal da Fronteira Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade Federal da Fronteira Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Chapecó, SC, Brasil.
Abstract in Portuguese
O projeto político-pedagógico surge como um instrumento dinamizador das mudanças desejadas e necessárias para a formação de profissionais de saúde, em articulação com a organização do sistema de saúde e visando à integralidade da assistência e à superação da fragmentação característica do paradigma biomédico. O objetivo deste estudo foi lançar um olhar sobre a formação em um curso de nutrição com base nas representações discentes sobre as potencialidades e fragilidades do projeto político-pedagógico instituinte, em diálogo com o projeto instituído. Realizaram-se grupos focais com 46 estudantes. Os dados assim coletados foram tratados por análise de conteúdo, e sua interpretação subsidiada pelo projeto político--pedagógico instituído do curso. Formação e atuação docentes, disciplinas articuladoras, metodologia do trabalho de conclusão, contato precoce com a prática e realização de seminários pedagógicos emergiram como potencialidades do processo de formação. A reduzida presença de docentes nutricionistas nas fases iniciais e a falta de contextualização de algumas disciplinas foram as fragilidades apontadas. Concluiu-se, das potencialidades e fragilidades indicadas, que avanços importantes têm sido conquistados na direção do perfil desejado para o egresso. Resta como desafio buscar um processo de formação docente que possa produzir um novo salto qualitativo de aproximação entre instituído e instituinte.
Abstract
The political-pedagogical project emerges
as a dynamic instrument of the changes that are desired and necessary to the training of health professionals, together with the organization of the health
system and aiming at comprehensive care and at overcoming the fragmentation that is characteristic of the
biomedical paradigm. This study aimed to analyze
the training provided in a course on nutrition based
on the students’ representations about the strengths
and weaknesses of the political-pedagogical project
being instituted, in dialog with the one already instituted. There were focus groups with 46 students.
The data collected were treated by means of content
analysis, and the interpretation was subsidized by the
political-pedagogical project that had already been
constituted for the course. The professors’ training
and performance, the coordinating disciplines, the
course completion project methodology, early contact
with the practice, and the conducting of educational
seminars emerged as the potentialities of the training
process. The small number of professors trained in
nutrition in the early stages of the course and the lack
of contextualization of a few of the subjects were seen
as weaknesses. Based on the strengths and weaknesses
pointed out, it was concluded that significant progress has been made towards the desired profile for
the graduates. Pursuing a teacher training process
that can produce a new qualitative leap to draw the
instituted and instituting closer together remains
a challenge.
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