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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66838
POLÍTICA DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO BRASIL:: BASES LEGAIS E REFERÊNCIAS TEÓRICAS
Política de formación y educación permanente en salud en Brasil: bases legales y referencias teóricas
Metodologias ativas
Educação permanente em saúde
Alternative title
Continuing training and education in health policy in Brazil: legal basis and theoretical referencessPolítica de formación y educación permanente en salud en Brasil: bases legales y referencias teóricas
Affilliation
Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. Campinas, SP, Brasil.
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Saúde Coletiva. Campinas, SP, Brasil.
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Saúde Coletiva. Campinas, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo teve como objetivo discutir as inter-relações dos relatórios das Conferências Nacionais de Saúde com as propostas apresentadas em documentos oficiais do Sistema Único de Saúde referentes à formação e desenvolvimento de recursos humanos, buscando relacioná-los à incorporação de novos referenciais pedagógicos pautados pelas metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O estudo aqui apresentado foi do tipo exploratório, referente à pesquisa na literatura das áreas de saúde e educação, no período de 1941 – realização da 1a Conferência Nacional de Saúde – até 2007, quando foi publicada a portaria n. 1.996 GM/MS. Essa portaria definiu novas diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, com o objetivo de evidenciar a importância da formação de recursos humanos para a consolidação do Sistema Único de Saúde. Verificou-se que há correlação entre as reivindicações que emergem de necessidades sociais identificadas na construção do Sistema Único de Saúde e as propostas inscritas nas legislações pertinentes. Destaca-se que o sucesso de projetos de educação permanente depende de profunda imbricação entre processos educativos e de intervenção institucional, que contemplem a complexidade dos modos de fazer saúde.
Abstract
The purpose of this article was to discuss
the interrelations between the reports from the National Health Conferences and the proposals submitted
in official Unified Health System documents regarding
human resource training and development, seeking
to relate them to the incorporation of new pedagogical frameworks guided by active teaching-learning
methods. The study presented here was exploratory,
referring to research done on the literature in the
areas of health and education for the period ranging
from 1941 – when the 1st National Health Conference
was held – to 2007, when decree No. 1996 GM/MS.This
decree was enacted setting new guidelines and strategies for the implementation of the National Policy of
Continuing Education in Health, in order to highlight
the importance of training human resources to consolidate the Unified Health System. It was found that
there is a correlation between the claims emerging
from the social needs identified in the construction of
the Unified Health System and the proposals contained in the relevant legislation. It is worthy of note
that the success of continuing education projects depends on the deep intertwining between educational
processes and ins-titutional intervention that address
the complexity of the ways of doing health.
Keywords in Portuguese
Formação de recursos humanos em saúdeMetodologias ativas
Educação permanente em saúde
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