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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66840
DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Desafíos y potencialidades del proceso de educación permanente en salud
Educação permanente em saúde
Formação do trabalhador da saúde
Política de educação em saúde
Continuing education in health
Training of health workers
Health education policy
Educação Continuada
Educação em Saúde
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Alternative title
Challenges and opportunities of the continuing education in health processDesafíos y potencialidades del proceso de educación permanente en salud
Affilliation
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Medicina. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Terapia Ocupacional. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Medicina. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Terapia Ocupacional. São Carlos, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo se propõe a apresentar uma análise sobre o processo de implementação da educação permanente em saúde no município de São Carlos, no estado de São Paulo, ponderando os impasses que dificultam o desenvolvimento desse processo e suas condições de realização. A discussão está subsidiada na técnica qualitativa de pesquisa, e os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas submetidas aos sujeitos ligados à educação permanente em saúde no município. Os resultados evidenciaram que esta modalidade de educação se encontrava fragilizada principalmente pela ruptura de políticas municipais em razão da alternância de governos. Apesar disso, a pesquisa demonstrou que o município dispunha também de potenciais para a efetivação da educação permanente em saúde, como representatividade nos colegiados de discussão. Sugere-se a retomada da ideia de criação de um núcleo, já que, como visto na literatura, a formação desses núcleos se mostrou efetiva para a implementação da educação permanente em saúde em várias outras localidades.
Abstract
This article aims to present an analysis of
the process of implementing continuing education in
health in São Carlos, São Paulo, Brazil, considering
the impasses that hinder the development and feasibility of this process. The discussion is based on the
qualitative research technique, and the data were
produced through semi-structured interviews submitted to the subjects connected to continuing education in health in the city. The results showed that
education mode was weakened mainly on account of
the breakdown of municipal policies because of alternating governments. Nevertheless, the research showed
that the city also had potential to implement the continuing education in health, such as representativeness in the joint discussion committees. It is suggested
that the idea of creating a center be resumed, since,
as seen in the literature, forming such centers was an
effective tool to implement permanent health education in several other locations.
Keywords in Portuguese
Sistema Único de SaúdeEducação permanente em saúde
Formação do trabalhador da saúde
Política de educação em saúde
Keywords
Unified Health SystemContinuing education in health
Training of health workers
Health education policy
DeCS
Sistema Único de SaúdeEducação Continuada
Educação em Saúde
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
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