Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66842
INTEGRANDO EDUCAÇÃO E TRABALHO: O CASO DO PERMANECER SUS DA SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
Integrando educación y trabajo: el caso del permanecer sus de la secretaría de salud del estado de Bahia
Alternative title
Integrating education and work:the case of “permanecer sus”(remain uhs),of the state department of health of BahiaIntegrando educación y trabajo: el caso del permanecer sus de la secretaría de salud del estado de Bahia
Affilliation
Universidade Federal da Bahia. Escola de Enfermagem. Salvador, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos. Salvador, BA, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos. Salvador, BA, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo teve por objetivo analisar as contribuições do Permanecer SUS, programa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, para a formação dos estudantes e futuros profissionais de saúde. A pesquisa teve abordagem qualitativa na perspectiva da etnografia institucional. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com vinte estudantes de saúde participantes do programa em 2015. Os resultados apontaram para a efetividade do Permanecer SUS. Constataram-se a valorização do trabalho em equipe de forma interdisciplinar, a desarticulação de redes e a necessidade de abordagens na formação desses estudantes acerca da humanização e do acolhimento. Em contrapartida, verificou-se deficiência na compreensão de rede por parte dos profissionais de saúde já atuantes da unidade, o que pode dificultar uma assistência integral. Concluiu-se que o programa Permanecer SUS oportuniza o diálogo, a ressignificação da formação e a comunicação entre os integrantes e futuros profissionais de saúde, estimulando os estudantes a trabalharem em redes no Sistema Único de Saúde.
Abstract
This article aimed to analyze the contributions made by “Permanecer SUS” (Remain UHS), a State
Department of Health of Bahia (Brazil) program for
training students and future health professionals. The
study was conducted based on a qualitative approach
from the institutional ethnography perspective. Data
were obtained through structured interviews carried
out with twenty health students participating in the
program in 2015. The results showed the effectiveness
of the Permanecer SUS (Remain UHS) program. The
study found there is a need to value interdisciplinary
teamwork, to dismantle networks, and the need for
approaches to train these students in humanization and
acceptance. In contrast, it was found there is a lack of
understanding on networks among health professionals already working at the unit, something that can
hinder comprehensive care. It was concluded that the
Permanecer SUS (Remain UHS) program provides opportunities for dialog, reinterpretation of training,
and for communications among team members and
future health professionals, encouraging students to
work in networks in the Unified Health System.
Share