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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66844
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NO PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
Graduación en salud, una reflexión sobre enseñanza-aprendizaje
Alternative title
Evaluation of continuing education in the health work processGraduación en salud, una reflexión sobre enseñanza-aprendizaje
Author
Affilliation
Universidade Federal de Santa Maria. Departamento de Ciências da Saúde. Palmeira das Missões, RS, Brasil.
Hospital Universitário de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.
Hospital Universitário de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.
Universidade Federal de Santa Maria. Palmeira das Missões, RS, Brasil.
Centro Universitário Franciscano. Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica. Santa Maria, RS, Brasil.
Hospital Universitário de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.
Hospital Universitário de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.
Universidade Federal de Santa Maria. Palmeira das Missões, RS, Brasil.
Centro Universitário Franciscano. Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica. Santa Maria, RS, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo do estudo foi conhecer as mudanças ocorridas no processo de trabalho decorrentes da educação permanente em saúde. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os entrevistados foram enfermeiros atuantes em serviços de saúde correspondentes a cinco unidades básicas de saúde e cinco hospitais de dez cidades do Rio Grande do Sul, Brasil, entre 2011 e 2012. Os resultados indicaram que o conhecimento dos sujeitos da pesquisa em relação à educação permanente era limitado e, de maneira geral, desconheciam-se as formas de avaliação das ações educativas. Conclui-se que a educação no trabalho, no segmento pesquisado, era desenvolvida de forma compartimentada, pontual e assistemática, e que a avaliação das ações educativas não contribuía para o aperfeiçoamento do processo educativo.
Abstract
The study aimed to get to know the changes
taking place in the work process resulting from permanent health education. It was a qualitative, descriptive, and exploratory research project. The interviewees
were nurses working in health services at five basic
health units and five hospitals in ten cities of Rio
Grande do Sul, Brazil, between 2011 and 2012. The
results indicated that the research subjects’ knowledge
on continuing education was limited and, in general,
they were unaware of how educational activities are
evaluated. It is concluded that education at work, in
the researched segment, was carried out in a compartmentalized, timely, and unsystematic manner, and that
the evaluation of educational activities did not contribute to improving the educational process.
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