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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66954
PERCEPÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA UNIVERSIDADE DA REGIÃO NORTE DO BRASIL
Percepción de la labor docente en una universidad de la región norte de Brasil
Alternative title
Perception of the teaching profession at a university in northern BrazilPercepción de la labor docente en una universidad de la región norte de Brasil
Affilliation
Universidade Federal do Acre. Rio Branco, AC, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília. DF, Brasil / Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Acre. Rio Branco, AC, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília. DF, Brasil / Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Acre. Rio Branco, AC, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Buscou-se conhecer a percepção da experiência do trabalho docente em cursos de saúde de uma universidade federal da região Norte do Brasil. Utilizando-se abordagem qualitativa, foram entrevistados seis docentes de cursos de saúde dessa universidade, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo. Predominaram mulheres na função docente, e a valorização dessa função como vínculo estável de trabalho, fonte de rendimentos e função social. No trabalho docente, a maioria se concentra no desenvolvimento de habilidades técnico-científicas dos alunos, expressando a necessidade da qualificação contínua e apoio institucional insuficiente. As relações pessoais desses docentes com alunos e outros professores e técnico-administrativos são reconhecidamente mediadoras da qualidade do processo de ensino-apren-dizagem e trabalho. Quanto à saúde, a maior parte se sente vulnerável e desgastada, principalmente em aspectos psicoemocionais, o que influencia as suas relações sociais dentro e fora do ambiente de trabalho. Embora o exercício profissional tenha sido identificado como fonte de estabilidade, realização pessoal e financeira, destacam-se a precariedade e a sobrecarga de trabalho, que tendem a induzir sofrimento e adoe-cimento. Esta reflexão entre docentes, movimentos sindicais e instituições de ensino pode subsidiar ajustes institucionais, legais, curriculares e sociais para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e a qualidade de vida dos docentes.
Abstract
An attempt was made to get to know the
views professors have on the experience of teaching
in health courses at a federal university located in
northern Brazil. Using a qualitative approach, six
professors working at the university's health courses
were interviewed, and their data were subjected to
content analysis. Most professors were female, and
the role was valued as it represents a stable employment status, a source of income, and a social function.
In the teaching activity, most focus on developing the
students' technical and scientific skills, expressing
the need for ongoing training and insufficient institutional support. Personal relationships among these
professors and students and with other professors
and technical administrators are known to mediate
the quality of the teaching/learning and work processes. Insofar as health is concerned, most feel vulnerable and worn, particularly in psycho-emotional
aspects, a fact that influences their social relations
within and outside of the workplace. Although the
professional practice has been identified as a source
of stability and of personal and financial realization,
the precariousness and work overload stand out and
tend to induce suffering and illness. This reflection
among professors, labor union movements, and educational institutions may support institutional, legal,
curriculum and social adjustments in order to improve the process of teaching and learning and the
professors' quality of life.
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