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AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO
Evaluación de la calidad de vida de los estudiantes de nutrición
Alternative title
Evaluation of the quality of life of nutrition studentsEvaluación de la calidad de vida de los estudiantes de nutrición
Author
Affilliation
Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Brasília, DF, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Brasília, DF, Brasil.
Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Hospital Regional de Santa Maria. Santa Maria, DF, Brasil / Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Brasília, DF, Brasil.
Câmara dos Deputados. Departamento Médico. Brasília, DF, Brasil / Universidade de São Paulo. Faculdade da Saúde Pública. Programa de Nutrição em Saúde Pública. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Cruzeiro do Sul. Brasília, DF, Brasil / Fundação Universa. Curso de Pós-graduação em Econometria e Finanças Quantitativas. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Brasília, DF, Brasil.
Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Hospital Regional de Santa Maria. Santa Maria, DF, Brasil / Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Brasília, DF, Brasil.
Câmara dos Deputados. Departamento Médico. Brasília, DF, Brasil / Universidade de São Paulo. Faculdade da Saúde Pública. Programa de Nutrição em Saúde Pública. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Cruzeiro do Sul. Brasília, DF, Brasil / Fundação Universa. Curso de Pós-graduação em Econometria e Finanças Quantitativas. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo objetivou avaliar a qualidade de vida dos estudantes de Nutrição, de modo a subsidiar reflexões no processo de formação em saúde. Tratou-se de estudo observacional de corte transversal, realizado com quarenta estudantes distribuídos em todos os semestres do curso no período de agosto de 2010 a agosto de 2011. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário específico — aspectos sociodemográfi-cos — e do instrumento World Health Organization Quality of Life Instrument Bref. Foram realizadas análises estatísticas descritivas de frequência, tendência central e dispersão e análise inferencial de comparação entre os domínios. Estes apresentaram os seguintes escores: meio ambiente (68,17), relações sociais (66,67), físico (66,07) e psicológico (63,82). As facetas sono, energia para o dia a dia, capacidade de concentração, oportunidades de atividades de lazer, recursos financeiros, ambiente físico e sentimentos negativos influenciaram negativamente a qualidade de vida dos entrevistados e interferiram no desempenho acadêmico. Esses achados corroboram outros estudos sobre graduandos, revelando que a qualidade de vida desses jovens demanda aprimoramento das estruturas físicas e ambientais, do apoio pedagógico, social e psicológico num contexto de inclusão social e multidiversidade cultural cada vez mais presente nas universidades públicas brasileiras.
Abstract
This study aimed to evaluate the quality of
life of Nutrition students in order to subsidize reflections on the process of training in health. This was a
cross-sectional observational study conducted from
August 2010 to August 2011 among forty students
attending all course semesters. Data was collected
using a specific questionnaire – sociodemographic characteristics – and the World Health Organization Quality of Life Instrument-Bref. Descriptive frequency,
central tendency, and dispersion statistical analyses
were performed, as was the comparison inferential
analysis among the domains. The scores were: environment (68.17), social (66.67), physical (66.07) and
psychological (63.82) relations. The sleep, energy for
daily activities, concentration capacity, opportunities
for leisure activities, financial resources, physical environment and negative feeling facets affected the
respondents' quality of life adversely and interfered
with their academic performance. These findings
corroborate other studies involving undergraduates,
revealing that the quality of life of these young people require improving physical and environmental
structures and pedagogical, social, and psychological
support in a context of social inclusion and of cultural multidiversity that is increasingly present in Brazilian public universities.
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